O chanceler alemão, Friedrich Merz, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, alertaram para a necessidade de a Europa assumir um maior protagonismo político e militar. O chanceler alemão, Friedrich Merz, instou a Alemanha e a Europa a assumirem a liderança, declarando que a atual conjuntura representa "o fim de uma era". Merz defendeu: "Temos de assumir um papel político e militar que tínhamos abandonado". Argumentou que, perante uma "realidade brutal" de guerra na Europa e um Presidente dos EUA focado na política 'América Primeiro', a aliança transatlântica deve ser mantida, mas a Europa precisa de estar preparada para enfrentar uma agressão militar por conta própria. Na mesma linha, Emmanuel Macron advertiu que a Rússia está a travar um "confronto estratégico com os europeus" e uma "guerra híbrida" em território europeu. Macron afirmou que seria "um erro sermos fracos perante esta ameaça" e que a França deve preparar-se para a possibilidade de um "grande confronto de alta intensidade na vizinhança da Europa entre 2027 e 2030". Estes apelos refletem uma mudança de paradigma na política de defesa europeia, impulsionada pela invasão russa da Ucrânia, com um foco renovado no aumento das despesas militares e na autonomia estratégica do continente.
Líderes de Alemanha e França apelam a reforço da defesa europeia face à ameaça russa
Num contexto de crescente instabilidade geopolítica, líderes de potências europeias como a Alemanha e a França têm vindo a defender um reforço significativo da capacidade de defesa da Europa, identificando a Rússia como a principal ameaça à segurança do continente.



Artigos
13
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







