O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Johann Wadephul, alertou para a necessidade de "não subestimar a ameaça russa", cujas ambições "se estendem muito para além da Ucrânia". Estes incidentes são vistos como parte de uma campanha coordenada e de baixo custo para desestabilizar os países da UE e da NATO e minar o seu apoio a Kiev.
Espionagem Russa e Ameaças Híbridas Visam a Europa
A Europa enfrenta uma intensificação da "guerra híbrida" russa, com múltiplos incidentes de espionagem, sabotagem e incursões de drones em vários países da UE, levando a uma maior consciencialização sobre as ameaças à segurança do continente. Em França, as autoridades detiveram três pessoas acusadas de espionagem económica e interferência a favor de Moscovo, utilizando uma suposta organização humanitária, a "SOS Donbass", como fachada. Na Alemanha, foram registados 850 voos suspeitos de drones desde janeiro, muitos sobre bases militares onde decorre a formação de soldados ucranianos, o que levanta "suspeitas" de uma estratégia russa para "gerar insegurança". A situação é particularmente tensa na Polónia, onde o primeiro-ministro, Donald Tusk, acusou a Rússia de "terrorismo de Estado" após a sabotagem de uma via-férrea crucial para o envio de ajuda à Ucrânia. Além disso, a Roménia e a Moldova reportaram incursões de drones russos nos seus espaços aéreos, levando à mobilização de caças da NATO.



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







