O acordo foi anunciado numa declaração conjunta da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do primeiro-ministro canadiano, Mark Carney.
O programa SAFE (Ação Securitária para a Europa) é um novo instrumento financeiro da UE, com um orçamento de 150 mil milhões de euros, concebido para fornecer empréstimos em condições favoráveis aos Estados-membros para a aquisição conjunta de armamento. O objetivo principal é “fortalecer a base industrial de defesa da Europa através de compras conjuntas que beneficiarão todos os países participantes”.
Os projetos financiados pelo SAFE devem, por norma, incluir pelo menos 65% de componentes produzidos na UE, mas estão previstas exceções para países parceiros como o Canadá.
A inclusão do Canadá é particularmente notável, pois ocorre após o fracasso das negociações para uma parceria semelhante com o Reino Unido, que não chegaram a bom porto devido a divergências sobre as taxas de candidatura para empresas britânicas.
Este acordo sublinha o esforço da UE para desenvolver a sua própria indústria de defesa, reduzir a dependência dos Estados Unidos e forjar alianças estratégicas com parceiros com interesses semelhantes, no atual contexto de instabilidade geopolítica.














