Parlamento Europeu aprova fundo para facilitar acesso transfronteiriço ao aborto
Numa votação histórica e controversa, o Parlamento Europeu aprovou a criação de um instrumento financeiro para apoiar mulheres que necessitam de viajar para outro país da União Europeia para aceder a um aborto legal e seguro. A iniciativa, que partiu de uma petição de cidadãos europeus, visa mitigar as disparidades no acesso a cuidados de saúde reprodutiva dentro do bloco. A resolução, aprovada com 358 votos a favor, 202 contra e 79 abstenções, insta a Comissão Europeia a criar um mecanismo de "adesão voluntária", financiado por verbas comunitárias, no qual os Estados-membros podem participar para cobrir os custos de deslocação de mulheres provenientes de países com leis mais restritivas. A proposta baseia-se na iniciativa de cidadania "My Voice, My Choice", que reuniu mais de um milhão de assinaturas. O texto reconhece a existência de "barreiras jurídicas e práticas" ao aborto seguro em vários países da UE e exorta-os a alinhar as suas leis com as normas internacionais de direitos humanos. No entanto, a medida não cria um direito ao aborto a nível da UE, respeitando as competências nacionais em matéria de saúde. O debate foi intenso, com os proponentes a invocarem a solidariedade europeia e os direitos humanos, enquanto os opositores, sobretudo de grupos de centro-direita e extrema-direita, questionaram a competência da UE na matéria. A comissária para a Igualdade, Hadja Lahbib, esclareceu que o apoio financeiro a ações de saúde dos Estados-membros "pode enquadrar-se na competência de apoio da UE", desde que não interfira nas leis nacionais.



Artigos
4
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou no dia 27 de dezembro o decreto da Assembleia da República que proíbe os maquinistas de desempenharem funções sob o efeito de álcool, estupefacientes ou substâncias psicotrópicas, informou a agência Lusa. O diploma inclui também o reforço das penalizações para os profissionais que desrespeitem estas normas. […] O Artigo Marcelo Rebelo de Sousa promulga proibição de álcool e drogas para maquinistas o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Na ditadura salazarista, durante e após a revolta militar de 25 de Abril de 1974, as pessoas não estavam nem zangadas, nem revoltadas. Simplesmente incrivelmente pobres, analfabetas e tristes. De repente, sentiram-se contentes, muito contentes. Não se vingaram, nem fizeram “justiça”, mas foram vítimas do seu entusiasmo, da sua inexperiência, da sua ignorância e vontade […] O conteúdo Muitas pessoas deixaram-se corromper aparece primeiro em Visão.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, anunciou a suspensão temporária do apoio municipal aos passes de transporte dos idosos, assegurando que a medida está a ser reavaliada e que deverá regressar em fevereiro de 2026, com critérios mais restritivos.

Ventura insistiu que "não faz sentido" realizar esta reunião em plena campanha eleitoral para as presidenciais de 18 de janeiro com a participação de "dois dos principais candidatos".







