Para tal, a Comissão Europeia irá identificar 500 projetos prioritários para eliminar estrangulamentos. A resolução apoia um aumento significativo do orçamento para a mobilidade militar no próximo Quadro Financeiro Plurianual (2028-2034), para mais de 17 mil milhões de euros, e insta a Comissão a simplificar os procedimentos para o financiamento de projetos de dupla utilização (civil e militar). A criação de um regime voluntário, semelhante ao Acordo de Schengen, é vista como um passo relevante na integração europeia no domínio da defesa, acelerado pelo atual contexto de guerra híbrida. Analistas sublinham que, para ser eficaz, este espaço necessitará de investimento comum significativo, de infraestruturas adequadas e da criação de um Comando Estratégico e Logístico europeu permanente.
Parlamento Europeu apoia criação de um "Schengen Militar" para livre circulação de tropas
O Parlamento Europeu aprovou uma resolução que apoia a criação de um "espaço Schengen militar", destinado a facilitar a livre circulação de tropas e equipamento militar entre os Estados-membros da União Europeia. A iniciativa surge como resposta à necessidade urgente de maior mobilidade militar, evidenciada pela guerra da Rússia contra a Ucrânia. A proposta apela à "eliminação das fronteiras internas para a movimentação de tropas e equipamento militar" e à modernização de infraestruturas críticas como caminhos-de-ferro, estradas, túneis e pontes. Atualmente, barreiras administrativas e de infraestruturas podem fazer com que o transporte de equipamento militar através da UE demore mais de um mês. O objetivo é reduzir drasticamente este tempo, passando de uma notificação prévia de 45 dias para um procedimento único que permita autorizações em apenas três dias.



Artigos
3
Depois de a gestão dos fundos europeus ter “canibalizado” o trabalho destas estruturas, o Governo quer que recuperem o ímpeto de planear o “desenvolvimento regional” com cinco novos “vices”.

Bruno Gonçalves (PS) é o recordista em Bruxelas. Não diz quanto ganham assessores, mas sabe-se que tem €30.769 por mês para pagar pessoal

"Mais de meio século depois do 25 de Abril, muitas das expectativas de justiça e de dignidade social continuam por cumprir" | Texto de opinião de Vitalino José Santos

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para discutir conflito na Europa, contudo André Ventura pede o adiamento da reunião. Ainda, FC Porto multado após polémica com Fábio Verissímo.







