
Trump Acusa Obama de Traição e Partilha Vídeo Falso de Detenção
Numa escalada de retórica sem precedentes contra um antecessor, o Presidente Donald Trump acusou Barack Obama de “traição” e de ter liderado um “golpe de Estado” para deslegitimar a sua vitória eleitoral em 2016. As acusações, que o gabinete de Obama classificou como “absurdas, bizarras” e uma “tentativa fraca de distração”, marcam um novo ponto baixo na relação entre os dois líderes. Trump tem insistido que a investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016 foi uma conspiração orquestrada pela administração Obama para “roubar a eleição”. Para reforçar a sua narrativa, a sua diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, apresentou um relatório que lança dúvidas sobre as conclusões há muito estabelecidas sobre a interferência de Moscovo. A ofensiva de Trump não se limitou a declarações. O presidente partilhou na sua plataforma Truth Social um vídeo manipulado, gerado por inteligência artificial, que mostra Barack Obama a ser algemado e detido por agentes do FBI na Sala Oval, com a legenda “Ninguém está acima da lei”. O gabinete de Obama quebrou o precedente de não responder a ataques do sucessor, emitindo um comunicado em que afirma que as alegações são “suficientemente ultrajantes para justificar uma resposta” e ligando a ofensiva de Trump à necessidade de desviar as atenções da crescente polémica em torno do caso Epstein.



Artigos
4



Mundo
Ver mais
Trump sugere "trocas de território" em acordo de paz entre Kyiv e Moscovo
O presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu hoje que um acordo de paz para a Ucrânia poderá incluir "trocas de território" entre Moscovo e Kiev, que "beneficiariam ambos" os beligerantes, embora reconhecendo que tais negociações são "complicadas"

Trump assinou diretiva que permite ação militar contra cartéis de droga
A ordem, alegadamente, fornece uma base oficial que permite operações militares dos Estados Unidos no mar e em solo estrangeiro contra cartéis considerados organizações terroristas pela administração norte-americana.

"Mais de um milhão" de imigrantes em situação ilegal deixaram os EUA
Mais de um milhão de imigrantes em situação ilegal deixaram os Estados Unidos por vontade própria desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca, em 20 de janeiro, anunciou hoje a secretária de Segurança Interna.

ONU confirma ter-se reunido com polémica Fundação Humanitária de Gaza
O secretário-geral da ONU confirmou hoje que a organização se reuniu com a Fundação Humanitária de Gaza, entidade apoiada por Israel e Estados Unidos que desde maio controla a distribuição de alimentos naquele território palestiniano, apesar das críticas internacionais.