Esta ação representa uma politização sem precedentes da política comercial norte-americana, com Donald Trump a utilizar as tarifas como um instrumento de pressão para interferir no sistema judicial de uma nação soberana. Numa carta dirigida ao Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, Trump justificou as tarifas como uma consequência da "caça às bruxas" contra Bolsonaro, que enfrenta acusações de tentativa de golpe de Estado. A resposta de Lula foi contundente, classificando a ameaça como um "desaforo desrespeitoso com o Brasil e a justiça brasileira" e uma "chantagem inaceitável". A crise diplomática aprofundou-se com a reação de senadores democratas nos EUA, que, numa carta, acusaram Trump de um "grave abuso de poder". Segundo os senadores, esta interferência "estabelece um precedente perigoso, provoca uma guerra comercial desnecessária e coloca cidadãos e empresas americanas em risco de retaliação", podendo ainda aproximar o Brasil da China.
Guerra Comercial com o Brasil em Defesa de Bolsonaro
A administração Trump iniciou uma guerra comercial com o Brasil, ameaçando impor tarifas de 50% sobre todas as importações brasileiras. A medida é uma retaliação direta ao processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump.



Artigos
5
Um comboio de passageiros colidiu este sábado com uma manada de elefantes no nordeste da Índia e matou sete animais, mas sem causar feridos entre os passageiros, anunciaram as autoridades locais.

Pelo menos 405 pessoas morreram devido a ataques israelitas na Faixa de Gaza, mesmo com o cessar-fogo acordado em 10 de outubro com o Hamas, segundo o ministério da Saúde controlado pelo grupo islamista radical palestiniano.

A Ucrânia reclamou hoje ter neutralizado 58 dos 86 aparelhos aéreos não tripulados (drones) lançados durante a noite pela Rússia, comunicou a Força Aérea Ucraniana, que registou 26 impactos em diferentes regiões do país.

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, substituiu hoje a ministra da Educação e porta-voz do Governo e garantiu ter energia e vontade para concluir a legislatura, um dia depois de uma derrota eleitoral histórica na região da Extremadura.







