A procuradora-geral, Pam Bondi, afirmou que "a política de 'santuário' da cidade de Nova Iorque libertou milhares de criminosos para as ruas, que cometeram crimes violentos contra cidadãos cumpridores da lei". O argumento central do governo republicano é que estas leis violam a cláusula de supremacia da Constituição, uma vez que a imigração é uma jurisdição federal. Este processo não é um caso isolado, inserindo-se numa estratégia mais ampla da administração para combater as políticas de "cidade santuário" em todo o país. Nos últimos meses, foram intentadas ações judiciais semelhantes contra outros estados e cidades liderados por democratas, como o Colorado, Los Angeles e Chicago. A administração Trump tem priorizado o combate à imigração ilegal, alegando uma "invasão" do país por "criminosos estrangeiros" e promovendo ativamente a deportação de imigrantes.
Administração Trump Processa Nova Iorque por Políticas de "Cidade Santuário"
O Departamento de Justiça da administração Trump processou a cidade de Nova Iorque devido às suas políticas de "cidade santuário". A ação judicial alega que as leis locais, que limitam a cooperação entre a polícia municipal e os agentes federais de imigração, interferem inconstitucionalmente com a aplicação da lei federal.



Artigos
3
Um comboio de passageiros colidiu este sábado com uma manada de elefantes no nordeste da Índia e matou sete animais, mas sem causar feridos entre os passageiros, anunciaram as autoridades locais.

Pelo menos 405 pessoas morreram devido a ataques israelitas na Faixa de Gaza, mesmo com o cessar-fogo acordado em 10 de outubro com o Hamas, segundo o ministério da Saúde controlado pelo grupo islamista radical palestiniano.

A Ucrânia reclamou hoje ter neutralizado 58 dos 86 aparelhos aéreos não tripulados (drones) lançados durante a noite pela Rússia, comunicou a Força Aérea Ucraniana, que registou 26 impactos em diferentes regiões do país.

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, substituiu hoje a ministra da Educação e porta-voz do Governo e garantiu ter energia e vontade para concluir a legislatura, um dia depois de uma derrota eleitoral histórica na região da Extremadura.







