menulogo
Notícias Agora
user
Mundo July 27, 2025

Administração Trump Processa Nova Iorque por Políticas de "Cidade Santuário"

O Departamento de Justiça da administração Trump processou a cidade de Nova Iorque devido às suas políticas de "cidade santuário". A ação judicial alega que as leis locais, que limitam a cooperação entre a polícia municipal e os agentes federais de imigração, interferem inconstitucionalmente com a aplicação da lei federal.

News ImageNews ImageNews Image

A procuradora-geral, Pam Bondi, afirmou que "a política de 'santuário' da cidade de Nova Iorque libertou milhares de criminosos para as ruas, que cometeram crimes violentos contra cidadãos cumpridores da lei". O argumento central do governo republicano é que estas leis violam a cláusula de supremacia da Constituição, uma vez que a imigração é uma jurisdição federal. Este processo não é um caso isolado, inserindo-se numa estratégia mais ampla da administração para combater as políticas de "cidade santuário" em todo o país. Nos últimos meses, foram intentadas ações judiciais semelhantes contra outros estados e cidades liderados por democratas, como o Colorado, Los Angeles e Chicago. A administração Trump tem priorizado o combate à imigração ilegal, alegando uma "invasão" do país por "criminosos estrangeiros" e promovendo ativamente a deportação de imigrantes.

ai briefingEm resumo
O processo judicial contra Nova Iorque intensifica o conflito entre a administração Trump e as jurisdições locais sobre a política de imigração. A ação demonstra a utilização do sistema legal como uma ferramenta para impor a agenda de fiscalização rigorosa da administração federal, desafiando a autonomia das cidades em matéria de segurança pública.

Artigos

3
categoryVer categoria completa
Close