menulogo
Notícias Agora
user
Mundo August 2, 2025

Presidente Trump pressiona Reserva Federal para baixar taxas de juro

Donald Trump intensificou a sua pressão sobre a Reserva Federal (Fed), manifestando-se “muito feliz” com a demissão de uma governadora e apelando a outros responsáveis para que assumam o controlo se o presidente Jerome Powell se recusar a baixar as taxas de juro. A surpreendente demissão da governadora da Fed, Adriana Kugler, nomeada em 2023 por Joe Biden, foi recebida com satisfação por Trump, que tem pressionado constantemente o banco central para cortar as taxas de juro. A saída de Kugler, que se torna efetiva a 8 de agosto, dá ao presidente a oportunidade de nomear mais cedo do que o esperado um novo membro para o Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC), que define a política monetária.

News ImageNews ImageNews Image

Questionado pela imprensa, Trump afirmou estar “muito feliz” por poder substituí-la.

A pressão sobre a Fed não se limitou a este episódio.

Numa mensagem na sua rede social, o presidente exortou outros responsáveis do banco central a “ASSUMAM O CONTROLO” caso Jerome Powell “CONTINUE A RECUSAR” cortar os juros. Powell tem resistido a estas pressões, defendendo a independência da instituição em nome do “interesse público” e para impedir que os políticos “influenciem os juros para fins eleitorais”.

A Fed manteve as taxas de juro inalteradas na sua última reunião, uma decisão que contou com dois votos contra, um nível de dissensão inédito em mais de 30 anos.

ai briefingEm resumo
As ações e declarações de Trump representam um desafio direto à independência da Reserva Federal, uma instituição fundamental para a estabilidade económica, com o presidente a tentar influenciar a política monetária para fins que os seus críticos consideram eleitorais.

Artigos

5
categoryVer categoria completa
Close