A Ucrânia, por sua vez, denunciou a presença de componentes indianos em drones russos, apelando a Trump para que aperte as sanções.
Ameaças Tarifárias à Índia por Compra de Petróleo Russo
No quadro da sua estratégia de pressão sobre a Rússia, o Presidente Donald Trump ameaçou a Índia com um aumento substancial das tarifas alfandegárias. A medida visa penalizar Nova Deli pela compra de grandes quantidades de petróleo russo, que, segundo Trump, financia a "máquina de guerra" de Moscovo. A administração Trump alargou a sua política de sanções secundárias à Índia, ameaçando aumentar "substancialmente" as tarifas sobre os produtos indianos devido à contínua importação de petróleo russo por parte de Nova Deli. O Presidente norte-americano acusou a Índia de não se importar "com quantas pessoas na Ucrânia estão a ser mortas pela máquina de guerra russa", acrescentando que o país não só compra grandes quantidades de petróleo, como também o revende "com lucros enormes". Esta medida insere-se na estratégia mais ampla de isolar economicamente a Rússia, que é também a justificação para o ultimato de dez dias dado a Moscovo para cessar a guerra. A Índia, que se tornou um dos maiores importadores de petróleo russo desde a invasão da Ucrânia, aproveitando os descontos oferecidos pelo Kremlin, defende a sua política como sendo de "interesse nacional". A ameaça de Trump foi recebida com desdém pela Rússia, com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a considerar as declarações "ilegítimas" e a defender o direito dos países soberanos de escolherem os seus parceiros comerciais.



Artigos
4
A resposta vem a propósito de Donald Trump ter nomeado o governador do Luisiana, Jeff Landry, como enviado especial dos Estados Unidos para a Gronelândia

A Presidente mexicana confirmou esta segunda-feira o envio de petróleo do México para Cuba como parte dos acordos bilaterais de “cooperação energética e financeira” e em “continuidade a uma série de apoios” que têm sido dados “historicamente” à ilha. “Primeiro, fazemo-lo num quadro legal como país soberano. Segundo, damos continuidade a uma série de apoios […]

Drone gravou barcos dentro de um buraco de aproximadamente 50 metros e outros encalhados em águas rasas, esta segunda-feira, em Whitchurch no Reino unido. Não foram registadas vítimas.

O presidente dos EUA disse várias vezes ao longo dos anos que a Gronelândia, um território dinamarquês que agora é amplamente autónomo, deveria se tornar parte dos EUA, citando razões de segurança e interesse nos recursos minerais da ilha ártica. Landry, também do Partido Republicano, elogiou a ideia.







