A iniciativa visa promover as políticas do presidente e atingir um público diversificado, mas ocorre enquanto a plataforma enfrenta a ameaça de uma proibição total nos Estados Unidos.

A conta foi inaugurada com um vídeo de 27 segundos de Donald Trump e a legenda "A América está de volta!

Quais são as novidades, TikTok?

", acumulando rapidamente dezenas de milhares de seguidores. A descrição do perfil declara: "Bem-vindo à era de ouro da América". Esta estratégia de comunicação contrasta fortemente com uma lei aprovada pelo Congresso em 2024, que exige que a empresa chinesa ByteDance venda o controlo do TikTok sob pena de ser banida do mercado norte-americano.

A legislação reflete preocupações bipartidárias, tanto de republicanos como de democratas, sobre a segurança dos dados dos utilizadores e a possibilidade de o governo chinês usar a plataforma para influenciar a opinião pública americana.

O próprio Presidente Trump tem demonstrado uma posição ambivalente, adiando por várias vezes o prazo final para a venda da rede social, que está atualmente fixado para 17 de setembro, e confessando sentir "uma pequena queda pelo TikTok". A conta pessoal de Trump, com mais de 110 milhões de seguidores, não tem publicações desde as eleições de 2024.