O antigo presidente Barack Obama elogiou a medida da Califórnia como uma resposta necessária a um "assalto à nossa democracia no Texas".
Texas Aprova Redesenho de Mapa Eleitoral para Favorecer Republicanos
O estado do Texas aprovou um novo mapa de círculos eleitorais, numa controversa manobra de "gerrymandering" destinada a garantir uma maioria republicana nas próximas eleições. A iniciativa, fortemente apoiada pelo Presidente Trump, foi denunciada pela oposição como um ataque à Lei dos Direitos de Voto e uma tentativa de diluir o voto de minorias. A legislatura do Texas, com maioria republicana, aprovou a redistribuição com o objetivo de conquistar cinco lugares adicionais para o partido no Congresso federal nas eleições intercalares de 2026. Donald Trump exerceu pressão pública para que a medida avançasse, congratulando-se com o resultado: "Estamos a caminho de cinco lugares adicionais no Congresso e de salvar os vossos direitos, as vossas liberdades e o vosso próprio país". A oposição democrata denunciou que o novo mapa foi desenhado para diluir o poder de voto dos eleitores afro-americanos e latinos, que tradicionalmente votam no Partido Democrata, classificando a mudança como "uma clara violação da Lei dos Direitos de Voto e da Constituição". Em resposta a esta ação, políticos na Califórnia, um estado de maioria democrata, apresentaram uma iniciativa para organizar um referendo que permitiria, de forma semelhante, redesenhar o seu mapa eleitoral para garantir cinco assentos adicionais para os democratas.



Artigos
5
O português fora visto a andar pelos corredores a espiar salas e a esconder-se na casa de banho para não ser visto. Mas nada foi feito. O chefe da polícia da universidade foi, entretanto, afastado do cargo.

Finlândia regista este ano um número recorde de ataques de lobos a renas

Greta Thunberg foi detida durante um manifestação de apoio aos membros do grupo Palestine Action que estão na cadeia a fazer greve de fome há já algumas semanas. A ativista exibia um cartaz que lhe foi retirado das mãos pelas autoridades.

Crime, que aconteceu em dezembro de 2024, chocou o país. Um ano depois, justiça croata condena homicida a 50 anos de prisão (pena máxima na Croácia é de 40 anos).







