A iniciativa, que foi aprovada no Senado do Texas e aguarda a assinatura do governador Greg Abbott, visa criar cinco lugares adicionais para os republicanos no Congresso federal, o que pode ser decisivo para manter o controlo da Câmara dos Representantes. Donald Trump elogiou a medida, afirmando: “Estamos a caminho de cinco lugares adicionais no Congresso e de salvar os vossos direitos, as vossas liberdades e o vosso próprio país”.

A oposição democrata no Texas argumenta que a redistribuição afeta desproporcionalmente os eleitores afro-americanos e latinos, cujos votos, tradicionalmente democratas, serão diluídos.

O representante democrata Chris Turner classificou a mudança como “uma clara violação da Lei dos Direitos de Voto e da Constituição”.

Em resposta, os democratas da Califórnia, liderados pelo governador Gavin Newsom, apresentaram uma iniciativa para organizar um referendo sobre a alteração do mapa eleitoral do seu estado, numa tentativa de anular a vantagem republicana. O ex-presidente Barack Obama elogiou a medida da Califórnia como uma resposta a um “assalto à nossa democracia no Texas”.