EUA Impõem Novas Restrições à Exportação de Semicondutores para a China
A administração Trump intensificou a guerra tecnológica com a China ao revogar a autorização que permitia à empresa taiwanesa TSMC exportar tecnologia de semicondutores de origem norte-americana para as suas fábricas na China sem licenciamento prévio. A medida visa preservar a liderança tecnológica dos EUA e restringir o acesso de Pequim a chips de última geração. A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), a maior fabricante mundial de semicondutores por contrato, confirmou que o governo dos EUA informou que as suas autorizações para a fábrica de Nanjing serão revogadas a partir de 31 de dezembro de 2025. A decisão insere-se na estratégia de Washington, iniciada pelo antecessor Joe Biden e continuada por Trump, de limitar o acesso da China a tecnologia crucial para áreas como a inteligência artificial e equipamentos militares. A revogação da autorização especial, conhecida como regime “VEU” (Validated End-User), significa que a TSMC e outras empresas terão de solicitar licenças de exportação caso a caso, e o Gabinete da Indústria e Segurança dos EUA já especificou que não serão emitidas licenças que permitam “aumentar a capacidade de produção” ou “melhorar a tecnologia” das unidades na China. O Ministério da Economia de Taiwan reconheceu que a medida afetará a previsibilidade das operações, mas minimizou o impacto, salientando que a fábrica de Nanjing representa apenas cerca de 3% da capacidade total da TSMC. A decisão surge num contexto de crescentes tensões comerciais, com o presidente chinês, Xi Jinping, a acusar Trump de “práticas de bullying” devido às suas políticas protecionistas.



Artigos
9
Na véspera da vésp4era de Natal, há cortes de energia em várias regiões da Ucrânia após os ataques russos a infraestruturas energéticas e zonas residenciais. Há um significado na data escolhida? Os russos não deixam nada ao acaso.

Os EUA atacaram mais um barco venezuelano no Oceano Pacífico, em águas internacionais. Do ataque resultou um morto. As forças militares norte-americanas seguem as ordens de Trump para travarem os barcos que os serviços secretos dizem estar ligados ao narcotráfico. Maduro acusa Trump de pirataria.

Os novos documentos do caso Epstein divulgados pelo Departamento de Justiça norte-americano incluem um depoimento, registado pelo FBI, sobre uma...

O major-general Agostinho Costa afirma que a linha da frente na Ucrânia tem mudado e "não está parada".







