Este encontro poderá abrir caminho para uma cimeira entre o Presidente Donald Trump e o seu homólogo chinês, Xi Jinping.

As conversações em Espanha serão lideradas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng.

A agenda inclui temas de elevada sensibilidade, como a segurança da aplicação de vídeos curtos TikTok, mecanismos de cooperação para combater redes de lavagem de dinheiro, e outras questões de segurança nacional, economia e comércio. O anúncio surge após uma videoconferência qualificada como "franca e construtiva" entre os ministros da Defesa dos dois países, indicando uma vontade mútua de reabrir canais de comunicação. Este diálogo acontece no contexto de uma trégua comercial, renovada em agosto, que se seguiu a um ciclo de aumentos tarifários iniciado por Trump.

No entanto, as tensões persistem.

Nas últimas semanas, o Presidente norte-americano ameaçou impor novas taxas aduaneiras caso Pequim não garanta o fornecimento contínuo de terras raras — matérias-primas estratégicas — e exigiu que a China retire o seu apoio à Rússia.

Analistas sugerem que estes contactos poderão ser preparatórios para o primeiro encontro presencial entre Trump e Xi Jinping desde o regresso do republicano à Casa Branca, possivelmente durante a cimeira da APEC em outubro, na Coreia do Sul.