O Presidente Donald Trump apelou aos republicanos para que aprovassem a medida, enquanto os líderes de ambos os partidos trocam acusações sobre a responsabilidade pelo impasse.
O projeto de lei, que já tinha sido aprovado na Câmara dos Representantes de maioria republicana, visava estender o financiamento das agências federais até 21 de novembro.
No entanto, no Senado, a proposta não conseguiu alcançar os 60 votos necessários para avançar, uma vez que a maioria dos democratas votou contra.
O Presidente Trump interveio através da sua rede social Truth, instando os republicanos a unirem-se e a votar a favor.
"O líder democrata (no Senado), Chuck Schumer, quer paralisar o governo, enquanto os republicanos querem mantê-lo em funcionamento.
Todos os republicanos da Câmara devem unir-se e votar sim!
", escreveu Trump.
A oposição democrata, liderada por Schumer, justifica a sua posição com a necessidade de proteger subsídios para cuidados de saúde, que foram afetados por cortes de despesas no pacote legislativo de Trump. Os democratas acusam os republicanos de conduzirem o país para uma paralisação ao recusarem-se a negociar.
O projeto de lei republicano também incluía um aumento de 88 milhões de dólares para a segurança de membros do Congresso e do governo, na sequência do assassinato do ativista Charlie Kirk.














