O programa TPS, criado pelo Congresso em 1990, destina-se a impedir a deportação de pessoas para países afetados por desastres naturais, conflitos civis ou outras condições perigosas. A proteção para centenas de milhares de venezuelanos e haitianos foi concedida durante a presidência de Joe Biden, e a administração Trump tem agido de forma agressiva para reverter estas e outras medidas de proteção a imigrantes desde o seu regresso à Casa Branca.
Administração Trump Leva ao Supremo Tribunal Fim do Estatuto de Proteção para Venezuelanos
A administração Trump solicitou ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos que lhe permita revogar o Estatuto de Proteção Temporária (TPS) para mais de 300.000 imigrantes venezuelanos, uma medida que, a ser aprovada, permitiria a sua deportação. Esta ação representa o culminar de uma longa batalha legal e um pilar central da política de imigração do Presidente Trump. A iniciativa do Departamento de Segurança Nacional (DHS) de terminar o TPS para os venezuelanos foi inicialmente bloqueada por um juiz federal da Califórnia, que considerou a decisão “arbitrária e caprichosa”. A decisão foi confirmada por um tribunal de recurso, levando o Departamento de Justiça a apresentar um pedido urgente ao Supremo Tribunal. O governo argumenta que os tribunais inferiores ignoraram uma ordem anterior do Supremo Tribunal, de maio, que permitia à administração avançar com a retirada do estatuto enquanto o caso era litigado.



Artigos
5
Líder da oposição venezuelana quer "ação imediata" das organizações internacionais de defesa dos direitos humanos, "incluindo mecanismos de proteção e verificação para evitar execuções extrajudiciais"

O Presidente da Ucrânia afirma que "estes casos permitam à Rússia prolongar a guerra

"Trata-se de atos diretos e repetidos de intimidação dirigidos a pessoas completamente indefesas, privadas da sua liberdade e sob custódia estatal", afirma a líder da oposição venezuelana

A comentadora da CNN Portugal Diana Soller analisa a atualidade da Guerra na Ucrânia







