A administração Trump e os seus aliados responsabilizaram o “extremismo de esquerda” pela morte de Kirk, com figuras como Stephen Miller, vice-chefe de gabinete da Casa Branca, a prometerem “identificar, desarticular, desmantelar e destruir” estas organizações. A designação, no entanto, levanta questões legais, uma vez que não existe uma lei específica para terrorismo doméstico nos EUA, e o Departamento de Justiça apenas pode processar quem presta apoio material a entidades na lista de organizações terroristas *estrangeiras*.
Trump Classifica Antifa como Organização Terrorista após Morte de Charlie Kirk
Na sequência do assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, o Presidente Donald Trump elevou o acontecimento a um “ataque contra toda a nação” e assinou uma ordem executiva para designar o movimento de esquerda Antifa como uma organização terrorista doméstica. Esta ação representa uma escalada significativa na retórica e na política da administração contra grupos que considera serem da “esquerda radical”.\n\nDurante uma cerimónia de homenagem a Kirk no Arizona, que contou com a presença de cerca de 73 mil pessoas e de altos funcionários da administração, Trump descreveu o homicídio como um ataque “contra as liberdades mais sagradas e os direitos fundamentais concedidos por Deus”. A decisão de classificar a Antifa como terrorista foi anunciada por Trump na sua rede social, Truth Social, onde descreveu o movimento como “UM DESASTRE DOENTIO E PERIGOSO DA ESQUERDA RADICAL”. A justificação para esta medida baseou-se na identificação do suspeito do homicídio, Tyler Robinson, como um ativista ligado ao movimento Antifa.



Artigos
13
Nove suspeitos são do Lesoto, um é de Moçambique e outro é sul-africano, segundo informações avançadas pela polícia. Tiroteio aconteceu na madrugada de domingo no bar KwaNoxolo, perto de Joanesburgo.

O parlamento israelita aprovou hoje preliminarmente, com críticas da oposição, a constituição de uma comissão de investigação presidida pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, sobre as falhas que antecederam o ataque do Hamas de 07 de outubro de 2023. O projeto de lei avançou com 53 votos a favor e 48 contra, numa votação da qual estiveram ausentes vários membros do Governo de coligação, incluindo o deputado do Likud (partido de Netanyahu) Yuli Edelstein, em protesto contra a proposta do pri

Um sismo de magnitude 6.1 na escala de Richter atingiu, esta quarta-feira, o sul de Taiwan. O abalo foi sentido a quilómetros de distância, mas segundo as autoridades não provocou vítimas nem danos estruturais graves.

Milhares de pessoas juntaram-se nas ruas de Nazaré, no norte de Israel, esta quarta-feira, para assistir às celebrações que assinalam a quadra natalícia, depois de terem sido canceladas nos últimos dois anos devido à guerra entre Israel e o Hamas.







