Desde o regresso de Trump à Casa Branca, Taipé tem manifestado preocupação quanto ao compromisso de Washington em defender a ilha. A recusa em aprovar a ajuda militar pode ser interpretada como um gesto de boa vontade para com Pequim ou como uma alavanca negocial, colocando a segurança de Taiwan no centro das complexas relações sino-americanas.
Trump Recusa Aprovar Ajuda Militar a Taiwan em Plenas Negociações com a China
O Presidente Donald Trump recusou aprovar um pacote de ajuda militar a Taiwan no valor de 400 milhões de dólares, uma decisão que, embora ainda não definitiva, representa uma potencial mudança na política de longa data de Washington em relação à ilha. A recusa surge num momento delicado, em paralelo com as negociações comerciais e sobre o futuro do TikTok que a sua administração mantém com a China.\n\nSegundo o Washington Post, a decisão de Trump reflete a sua posição de não apoiar o envio de armas sem contrapartidas financeiras, uma abordagem que já tinha manifestado em relação à Ucrânia. Esta postura contrasta com a da administração anterior de Joe Biden, que aprovou mais de dois mil milhões de dólares em ajuda militar a Taipé. Os Estados Unidos, apesar de não terem relações diplomáticas formais com Taiwan, são o seu principal fornecedor de armamento, um pilar da estratégia de defesa da ilha contra a crescente pressão militar de Pequim, que a considera uma província renegada. A notícia surge na véspera de uma chamada telefónica crucial entre Trump e o Presidente chinês, Xi Jinping, para finalizar um acordo sobre o TikTok.



Artigos
8
Nove suspeitos são do Lesoto, um é de Moçambique e outro é sul-africano, segundo informações avançadas pela polícia. Tiroteio aconteceu na madrugada de domingo no bar KwaNoxolo, perto de Joanesburgo.

O parlamento israelita aprovou hoje preliminarmente, com críticas da oposição, a constituição de uma comissão de investigação presidida pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, sobre as falhas que antecederam o ataque do Hamas de 07 de outubro de 2023. O projeto de lei avançou com 53 votos a favor e 48 contra, numa votação da qual estiveram ausentes vários membros do Governo de coligação, incluindo o deputado do Likud (partido de Netanyahu) Yuli Edelstein, em protesto contra a proposta do pri

Um sismo de magnitude 6.1 na escala de Richter atingiu, esta quarta-feira, o sul de Taiwan. O abalo foi sentido a quilómetros de distância, mas segundo as autoridades não provocou vítimas nem danos estruturais graves.

Milhares de pessoas juntaram-se nas ruas de Nazaré, no norte de Israel, esta quarta-feira, para assistir às celebrações que assinalam a quadra natalícia, depois de terem sido canceladas nos últimos dois anos devido à guerra entre Israel e o Hamas.







