A medida protecionista, justificada por razões de "segurança nacional", visa proteger os fabricantes norte-americanos.

O anúncio, feito por Donald Trump na plataforma Truth Social, enquadra-se numa ofensiva protecionista mais ampla que já afetou setores como o aço, o alumínio e os automóveis.

A base legal para esta nova tarifa é a Secção 232 da Lei de Expansão Comercial, que permite ao governo taxar importações consideradas vitais para a segurança do país.

O objetivo explícito é apoiar fabricantes de camiões americanos como a Peterbilt, Kenworth, Freightliner e Mack Trucks.

A decisão terá um impacto significativo no comércio com o México, que é o principal exportador destes veículos para os Estados Unidos.

Só em 2024, o México exportou 159.466 camiões médios e pesados, dos quais 95,5% se destinaram ao mercado norte-americano, segundo dados da associação do setor, Anpact.

A medida reflete a estratégia de Trump de utilizar tarifas como principal ferramenta de política comercial, apesar das dúvidas sobre a sua legalidade e do potencial para desencadear disputas comerciais com parceiros importantes.