Confronto com Cidades Democratas e Ameaça de Uso da Lei da Insurreição
A administração Trump intensificou o confronto com cidades e estados governados por Democratas, ordenando o envio de tropas da Guarda Nacional para locais como Chicago e Portland para reprimir protestos e combater o crime. Esta ação gerou acusações de abuso de poder e desencadeou batalhas judiciais, com o Presidente a ameaçar invocar a Lei da Insurreição para contornar os tribunais. O conflito escalou quando Trump ordenou o envio de centenas de soldados da Guarda Nacional do Texas para Chicago, contra a vontade do governador do Illinois, J.B. Pritzker, que descreveu a medida como uma "invasão inconstitucional". A justificação da Casa Branca centrou-se na necessidade de controlar protestos contra as operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). A tensão aumentou com as declarações de Trump, que apelou à detenção do presidente da Câmara de Chicago, Brandon Johnson, e do governador Pritzker, acusando-os de não protegerem os agentes federais. Em Portland, Oregon, uma juíza federal bloqueou temporariamente o envio de tropas, considerando que os protestos não representavam um "perigo de rebelião". Em resposta a estes reveses legais, Trump admitiu publicamente a possibilidade de invocar a Lei da Insurreição de 1807, uma medida de emergência que lhe permitiria mobilizar as forças armadas dentro do país sem o consentimento das autoridades locais. "Se tivesse de a invocar, invocaria", afirmou Trump, sublinhando que o faria se os tribunais ou os governadores o impedissem de agir.



Artigos
10
O sul da Califórnia, onde pode cair o equivalente a vários meses de chuva, foi colocado em alerta máximo até quinta-feira.

O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) informou hoje que a divulgação de todos os arquivos de Jeffrey Epstein poderá levar "mais algumas semanas", atrasando ainda mais o cumprimento do prazo de 19 de Dezembro estabelecido pelo Congresso. O departamento informou que o Ministério Público Federal do Distrito Sul de Nova Iorque, assim como o FBI, encontrou mais de um milhão de documentos que podem ser relevantes para o caso Epstein. O Departamento de Justiça não informou no comunicado quando foi in

O especialista em geopolítica Germano Almeida, no programa Guerra e Paz, na noite desta quarta-feira e fez um balanço dos principais momentos internacionais deste ano.

O papa Leão XIV celebrou a primeira missa a Missa do Galo do seu pontificado na Basílica de São Pedro, que foi pequena para receber todos os fiéis que quiseram estar presentes.







