Cerca de 86% dos inquiridos relataram ter visto ou ouvido jornalistas a serem assediados online, o que indica uma ampla visibilidade destes ataques. O relatório conclui que os EUA enfrentam uma “profunda crise de informação, num tempo de repressão à liberdade de expressão”.
Estudo Aponta Trump como Principal Disseminador de Desinformação
Um estudo realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ) concluiu que o presidente Donald Trump foi o principal disseminador de desinformação nos Estados Unidos durante o ano de 2024. A investigação destaca o papel do presidente na promoção de narrativas falsas e no fomento de um ambiente hostil contra a imprensa. O relatório, intitulado “Desarmando a Desinformação: Estados Unidos”, afirma que “o Presidente dos EUA, Donald Trump, foi a fonte dominante e distribuidora de desinformação” em 2024, utilizando as forças políticas domésticas como principal motor das campanhas de desinformação, em detrimento de atores estatais estrangeiros. O estudo, baseado na análise de 10.000 notícias e publicações, bem como num inquérito a mais de 1.000 americanos, aponta que Trump tem vindo a “promulgar narrativas manifestamente falsas” nos últimos anos. Esta disseminação de desinformação ocorre num contexto de crescente ataque aos media por parte do governo, o que contribui para uma diminuição da confiança na imprensa tradicional e para a normalização do assédio a jornalistas. Segundo o estudo, “a disseminação viral de desinformação e o ataque estratégico a jornalistas surgiram como ameaças interligadas à democracia”.



Artigos
9
O sul da Califórnia, onde pode cair o equivalente a vários meses de chuva, foi colocado em alerta máximo até quinta-feira.

O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) informou hoje que a divulgação de todos os arquivos de Jeffrey Epstein poderá levar "mais algumas semanas", atrasando ainda mais o cumprimento do prazo de 19 de Dezembro estabelecido pelo Congresso. O departamento informou que o Ministério Público Federal do Distrito Sul de Nova Iorque, assim como o FBI, encontrou mais de um milhão de documentos que podem ser relevantes para o caso Epstein. O Departamento de Justiça não informou no comunicado quando foi in

O especialista em geopolítica Germano Almeida, no programa Guerra e Paz, na noite desta quarta-feira e fez um balanço dos principais momentos internacionais deste ano.

O papa Leão XIV celebrou a primeira missa a Missa do Galo do seu pontificado na Basílica de São Pedro, que foi pequena para receber todos os fiéis que quiseram estar presentes.







