Aumento das Tensões Militares com a Venezuela
A administração Trump aumentou significativamente a pressão sobre a Venezuela, ordenando o envio de navios de guerra para as Caraíbas e acusando o presidente Nicolás Maduro de liderar um cartel de droga. Esta escalada militar levou Caracas a denunciar uma ameaça à sua soberania e a solicitar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. Em agosto, o presidente Trump ordenou o envio de navios de guerra para águas internacionais próximas da Venezuela, justificando a operação como uma medida de combate aos cartéis de droga da América Latina. A administração americana acusou diretamente o presidente venezuelano de liderar o “Cartel dos Sois” e aumentou a recompensa por informações que levem à sua captura para 50 milhões de dólares. Em resposta, o parlamento venezuelano aprovou um projeto de lei para “integrar de forma definitiva o poder militar, policial, as capacidades económicas e humanas do povo” perante o que considera serem “as ameaças e agressões contra a Pátria”. O governo de Maduro denunciou a presença militar dos EUA como um pretexto para uma intervenção e solicitou uma reunião de urgência no Conselho de Segurança da ONU para debater a “grave escalada de agressões”. A situação gerou críticas internas nos EUA, com o Partido Democrata a acusar Trump e o secretário de Estado, Marco Rubio, de procurarem ativamente uma “guerra” e uma “mudança de regime” na Venezuela, argumentando que “o povo norte-americano não quer outra guerra”.



Artigos
16
O sul da Califórnia, onde pode cair o equivalente a vários meses de chuva, foi colocado em alerta máximo até quinta-feira.

O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) informou hoje que a divulgação de todos os arquivos de Jeffrey Epstein poderá levar "mais algumas semanas", atrasando ainda mais o cumprimento do prazo de 19 de Dezembro estabelecido pelo Congresso. O departamento informou que o Ministério Público Federal do Distrito Sul de Nova Iorque, assim como o FBI, encontrou mais de um milhão de documentos que podem ser relevantes para o caso Epstein. O Departamento de Justiça não informou no comunicado quando foi in

O especialista em geopolítica Germano Almeida, no programa Guerra e Paz, na noite desta quarta-feira e fez um balanço dos principais momentos internacionais deste ano.

O papa Leão XIV celebrou a primeira missa a Missa do Galo do seu pontificado na Basílica de São Pedro, que foi pequena para receber todos os fiéis que quiseram estar presentes.







