A ambição de Trump pelo prémio foi apoiada por aliados internacionais, como o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que insistiu que Trump merecia o galardão. O presidente russo, Vladimir Putin, também comentou, afirmando que, embora não seja ele a decidir, Trump "se esforça e trabalha em questões de paz". Em contraste, Trump criticou a atribuição do prémio ao seu antecessor, Barack Obama, em 2009, afirmando que este o ganhou "sem ter feito absolutamente nada".
Candidatura ao Nobel da Paz: Trump Reivindica Prémio e Critica Comité
O Presidente Donald Trump manifestou repetidamente o seu desejo de receber o Prémio Nobel da Paz, reivindicando o mérito pela resolução de vários conflitos internacionais e criticando a decisão do Comité Nobel de não o premiar. Após a atribuição do prémio de 2025 à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, a Casa Branca reagiu de imediato. O diretor de comunicação, Steven Cheung, acusou o comité de "colocar a política à frente da paz" e afirmou que "nunca haverá outra pessoa como ele, capaz de mover montanhas com pura força de vontade". O próprio Trump argumentou que merecia o reconhecimento, citando o seu papel na mediação de acordos como o de Gaza e alegando ter resolvido um total de oito conflitos, incluindo entre Arménia e Azerbaijão, e Índia e Paquistão. No entanto, analistas apontam que muitos destes "acordos" são, na verdade, tréguas frágeis e não tratados de paz formais.



Artigos
11
O sul da Califórnia, onde pode cair o equivalente a vários meses de chuva, foi colocado em alerta máximo até quinta-feira.

O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) informou hoje que a divulgação de todos os arquivos de Jeffrey Epstein poderá levar "mais algumas semanas", atrasando ainda mais o cumprimento do prazo de 19 de Dezembro estabelecido pelo Congresso. O departamento informou que o Ministério Público Federal do Distrito Sul de Nova Iorque, assim como o FBI, encontrou mais de um milhão de documentos que podem ser relevantes para o caso Epstein. O Departamento de Justiça não informou no comunicado quando foi in

O especialista em geopolítica Germano Almeida, no programa Guerra e Paz, na noite desta quarta-feira e fez um balanço dos principais momentos internacionais deste ano.

O papa Leão XIV celebrou a primeira missa a Missa do Galo do seu pontificado na Basílica de São Pedro, que foi pequena para receber todos os fiéis que quiseram estar presentes.







