Impasse Orçamental e 'Shutdown' Paralisam Governo Federal dos EUA
Um impasse orçamental entre Republicanos e Democratas sobre o financiamento de seguros de saúde mergulhou o governo federal dos EUA numa paralisação ('shutdown') prolongada, com graves consequências para funcionários públicos e serviços essenciais. A paralisação, que dura há mais de duas semanas, decorre da recusa dos senadores Democratas em aprovar uma solução orçamental provisória sem garantias da manutenção dos créditos fiscais para os seguros de saúde, conhecidos como ACA ou Obamacare. O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, alertou que “a crise do ACA está iminente e os republicanos parecem dispostos a deixar os prémios subirem acentuadamente”. Em resposta, os Republicanos, liderados por John Thune, insistem que os Democratas devem primeiro votar para reabrir o governo antes de qualquer negociação. Este braço de ferro político colocou centenas de milhares de funcionários públicos em licença não remunerada e levou ao encerramento de serviços não essenciais, como os museus da Smithsonian Institution em Washington. A paralisação ameaça também a segurança nacional, com um congressista a alertar que a Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) poderá ter de dispensar 80% dos seus funcionários. A administração Trump aproveitou o impasse para tentar reduzir a força de trabalho pública, emitindo avisos de demissão, uma medida que foi temporariamente bloqueada por um juiz federal em São Francisco, que a considerou um “custo humano que não pode ser tolerado”.



Artigos
24
O Presidente ucraniano apresentou um plano de paz composto por 20 pontos. Volodymyr Zelensky diz ter o apoio dos Estados Unidos, mas nem a Casa Branca nem a Federação Russa reagiram ao documento. O geopolitólogo Afonso Moura explicou que o novo plano «tem algumas diferenças importantes, tendo em conta versões anteriores».

Um português foi baleado por agentes do serviço de imigração dos Estados Unidos durante uma operação de fiscalização, nos arredores de Baltimore. A secretária-adjunta do Departamento de Segurança Interna afirmou em comunicado que os agentes federais abordaram uma carrinha com dois homens indocumentados na cidade de Glen Burnie, no condado de Anne Arundel. O advogado Pedro Proença explicou que «o português, entre a opção de se entregar voluntariamente e de fazer face à lei de imigração americana, [...] optou por uma estratégia quase suicida», pois comete uma série de crimes.

O Presidente ucraniano apresentou um plano de paz composto por 20 pontos. Volodymyr Zelensky diz ter o apoio dos Estados Unidos, mas nem a Casa Branca nem a Federação Russa reagiram ao documento. Segundo a analista de assuntos internacionais Catarina Caria, este plano «vem encontrar um meio termo entre a proposta de 28 pontos inicialmente apresentada pelos EUA, [...], mas que ainda é vago nas garantias de segurança».

Diana Soller, comentadora da CNN Portugal, Alberto Cunha, especialista em Assuntos Europeus, e Francisco Cordeiro de Araújo, especialista em Direito Internacional, analisam a atualidade da Guerra Ucrânia







