O impasse no Senado entre republicanos e democratas sobre o financiamento estatal está a causar perturbações crescentes, especialmente no setor da aviação.

O cerne do conflito reside na recusa dos democratas em aprovar uma resolução de financiamento sem que haja um acordo prévio para a manutenção de benefícios de saúde para pessoas de baixos rendimentos (Obamacare), que os republicanos se recusam a negociar. Como resultado, centenas de milhares de funcionários federais estão a trabalhar sem remuneração. Os controladores de tráfego aéreo, considerados essenciais, são particularmente afetados, e o aumento do número de baixas médicas tem provocado uma escassez crítica de pessoal. Esta situação levou a atrasos e cancelamentos significativos de voos em aeroportos importantes como os de Nova Iorque, Los Angeles e Dallas.

O secretário dos Transportes, Sean Duffy, alertou para o esgotamento dos controladores, que enfrentam a pressão de trabalhar sem saber como pagar as suas contas.

O vice-presidente J.D.

Vance assegurou que os militares receberão os seus salários, mas outros trabalhadores, incluindo os funcionários portugueses na Base das Lajes, nos Açores, permanecem em espera, agravando a incerteza económica para muitas famílias.