A decisão da Casa Branca foi justificada pela intransigência da Rússia em relação à guerra na Ucrânia, num momento de crescente tensão geopolítica. De acordo com o Financial Times, a cimeira foi cancelada após um telefonema "tenso" entre os chefes da diplomacia dos dois países. A principal razão para o recuo de Trump foi a contínua exigência de Putin de que a Ucrânia cedesse mais território como condição para o fim da guerra, uma posição inaceitável para os Estados Unidos, que apoiam a proposta de Kiev de congelar o conflito nas fronteiras atuais. O cancelamento ocorreu num contexto de elevada tensão, exacerbada pelo anúncio da Rússia de um teste bem-sucedido com o super torpedo Poseidon, uma arma nuclear subaquática conhecida como "o torpedo do juízo final". Este desenvolvimento militar, juntamente com o colapso diplomático, marcou um retrocesso significativo nas relações entre as duas potências, aumentando os receios de uma nova escalada no conflito ucraniano e na rivalidade nuclear global.
Cancelamento da Cimeira com Vladimir Putin
O esperado encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin em Budapeste foi abruptamente cancelado, assinalando uma deterioração nas relações entre Washington e Moscovo.



Artigos
5
Um agente da polícia, no estado norte-americano de Ohio, mandou parar um carro por excesso de velocidade e foi surpreendido com alguém vestido de Pai Natal.

Pelo menos duas pessoas morreram hoje e uma terceira ficou ferida num ataque, depois de um palestiniano da Cisjordânia ter alegadamente atropelado um idoso e esfaqueado uma jovem no norte de Israel.

O governo da Coreia do Sul anunciou hoje que vai permitir o acesso ao órgão de comunicação oficial do regime norte-coreano, liderado por Kim Jong-un.

Anúncio surge após a recente assinatura, pelo Presidente dos Estados Unidos, da Lei de Autorização de Defesa Nacional para o ano de 2026.






