Desde que regressou ao poder, Trump tem sistematicamente desmantelado as iniciativas focadas no combate às alterações climáticas, que classificou como "a maior farsa alguma vez perpetrada contra o mundo".

O novo plano quinquenal de perfuração offshore propõe múltiplos leilões de concessões, incluindo seis áreas ao longo da costa da Califórnia entre 2027 e 2030, e novas perfurações no leste do Golfo do México, perto da Flórida, uma área protegida de perfurações desde 1995. O plano também prevê mais de 20 leilões na costa do Alasca.

O Secretário do Interior, Doug Burgum, defendeu que a medida assegura que "a indústria offshore americana se mantém forte" e que a nação "continua dominante no setor energético".

No entanto, a proposta enfrenta forte oposição.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, um democrata, considerou a ideia "morta ainda antes de nascer".

A proposta também deverá encontrar oposição bipartidária na Flórida, uma vez que o turismo e as praias são fundamentais para a economia de ambos os estados.

Esta política contrasta com o bloqueio a fontes de energia renováveis e o cancelamento de subsídios para projetos de energia limpa por parte da administração Trump.