Governo dos EUA Compra Aviões para Acelerar Deportações em Massa
A administração Trump tomou uma medida concreta para intensificar a sua política de deportação em massa, com a compra de seis aeronaves dedicadas a este fim. A aquisição, no valor de 120 milhões de euros, visa tornar as operações de deportação mais eficientes e económicas. O Departamento de Segurança Interna (DHS) finalizou um contrato para a compra de seis aviões Boeing 737. Uma porta-voz do DHS, Tricia McLaughlin, confirmou a medida, afirmando que "as aeronaves permitirão que o ICE [Serviço de Imigração e Alfândega] funcione de forma mais eficiente, especialmente com voos mais frequentes". O governo argumenta que a compra representa uma poupança para os contribuintes de cerca de 279 milhões de dólares em comparação com a aquisição de aviões novos. Esta ação materializa a promessa de longa data de Trump de aumentar significativamente o número de deportações de imigrantes em situação irregular. Segundo a organização não governamental Human Rights First, mais de 1.700 voos de deportação já ocorreram desde janeiro, com destino a dezenas de países. A criação de uma frota dedicada sublinha a intenção da administração de transformar as deportações em massa numa componente permanente e otimizada da sua política de imigração, uma medida que, embora criticada por um antigo diretor não identificado, é defendida pela Casa Branca como uma otimização de recursos.


Artigos
2
Enrique Ortuño, avô dos quatro filhos do treinador espanhol Fernando Martín, afirma que as autoridades estão a fazer tudo o que podem. Filha e um dos netos conseguiram salvar-se porque estavam num terreno mais elevado.

Um menino com autismo foi resgatado de um lago, no dia de Natal, cerca de 16 meses após um episódio semelhante ter ocorrido, no estado norte-americano da Florida. A criança foi encontrada "em águas que chegavam à altura do peito".

O ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, que cumpre 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, foi operado novamente, para tratar uma crise de soluços, dois dias depois de ter sido operado a uma hérnia. A informação foi hoje transmitida pela sua mulher, Michelle, que, na rede social Instagram, disse que a operação se destinou a "fazer um bloqueio do nervo frénico", que controla o diafragma, uma vez que o marido tinha soluços diários há nove meses. No dia de Natal, Bolsonaro foi operado

Programa de experiência militar remunerada de um ano é dirigido a jovens finalistas do ensino secundário. A iniciativa, em regime de ano sabático, oferecerá 150 vagas na primeira edição e incluirá formação no Exército, Marinha Real e Força Aérea Real.







