O visual 'tired girl' (rapariga cansada) celebra as olheiras e um aspeto exausto como uma forma de expressão, autenticidade e rebelião contra os padrões estéticos tradicionais. A estética 'tired girl', que ganhou popularidade desde o final de julho através de 'tags' como ‘Tired Girl Makeup Tutorial’, consiste em recriar deliberadamente um visual de cansaço, com olhos escuros e olheiras pronunciadas, como se a pessoa não dormisse há vários dias.

Esta abordagem subverte a lógica convencional da maquilhagem, que historicamente visa disfarçar imperfeições.

Influenciadoras como Lara Violetta defendem que "as olheiras são tão chiques uma vez que é preciso esforçar-se para consegui-las", enquanto a maquilhadora Kim Brown descreve o visual como tendo "um toque ousado e personalidade".

A tendência é frequentemente associada à influência da série 'Wednesday' da Netflix, protagonizada por Jenna Ortega. A maquilhadora da série, Tara McDonald, explica que o objetivo era criar um visual "elegante, mas natural, usando o mínimo de produtos e destacando as características naturais de Jenna", sem esconder a zona sob os olhos.

Para a Geração Z, principal adepta do movimento, esta estética funciona como um mecanismo de identificação e revolta. Segundo um maquilhador citado, "exibir vulnerabilidade e humor negro torna-se um mecanismo de revolta: 'Estou exausto e incerto sobre o meu futuro, e vou rir no meio à tristeza'".

Apesar de ser associada a celebridades como Lily Rose-Depp e Emma Chamberlain, alguns especialistas, como Hastings-Narayanin, do The Future Laboratory, acreditam que se trata de uma tendência de nicho e passageira, "pronta para ser substituída pelo próximo momento viral".