A produção, realizada por João Maia e Laura Seixas, conta com um elenco de luxo, incluindo nomes como Daniela Ruah, Kelly Bailey, Maria João Bastos e Lúcia Moniz, e promete mudar o rumo da história através das suas protagonistas femininas. Ambientada em 1942, a série retrata Portugal como um "oásis da espionagem europeia", um território neutro que servia de palco para uma guerra de segredos, chantagens e sobrevivência.

A sinopse oficial descreve como, "entre casinos, hotéis e festas secretas, sete espias são recrutadas pelo MI6 com uma missão: descobrir o posicionamento dos submarinos alemães na Batalha do Atlântico e iludir os Nazis sobre os planos futuros dos Aliados".

A narrativa, inspirada em eventos e espiões reais como Popov e Garbo, destaca o papel central destas mulheres num conflito que se desenrolava nos bastidores do regime de Salazar, que enriquecia os cofres do Estado vendendo volfrâmio a ambos os lados da guerra. A série, com sete episódios, foi rodada na Figueira da Foz e em Lisboa e conta com apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual e do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema. A produção da Ukbar Filmes, a partir de uma ideia de Pandora da Cunha Telles, relaciona-se com o universo da sua anterior série 'A Espia' (2020), mas expande o foco para uma rede globalizada de espionagem. No início do ano, 'Espias' foi selecionada para o Berlinale Series Market, um mercado paralelo ao Festival de Cinema de Berlim, destacando o seu "maior potencial de mercado" e visibilidade internacional.