Um estudo da eDreams ODIGEO revela que nove em cada dez jovens portugueses já recorrem a estas ferramentas, procurando experiências mais personalizadas e eficientes. Um estudo da eDreams ODIGEO, realizado pela consultora OnePoll a mil consumidores portugueses, concluiu que a Geração Z (18-24 anos) está na vanguarda da utilização de IA para planear as suas viagens, com 90% a afirmar que já o fizeram.
A tendência, no entanto, não é exclusiva dos mais novos: 81% dos inquiridos com 55 anos ou mais também já utilizaram IA nos últimos 12 meses para este fim.
A principal motivação para esta adoção generalizada é a procura por uma "personalização inteligente", que reduz o tempo e o esforço no processo de reserva.
As maiores frustrações com os métodos tradicionais, segundo os inquiridos, são a falta de personalização (47%), a necessidade de filtrar opções irrelevantes (43%) e as sugestões demasiado genéricas (35%).
Os viajantes portugueses veem na IA uma ferramenta útil sobretudo para identificar voos com melhor relação qualidade/preço (58%), escolher alojamento (38%) e descobrir novos destinos (37%).
O estudo posiciona o planeamento de viagens como a principal área onde a IA é mais valorizada em Portugal (54%), superando outras aplicações como a escolha de entretenimento (34%) ou a organização de atividades de grupo (33%).