O conflito teve origem num processo judicial interposto por Nelson e Sérgio Rosado contra Joana Marques devido a uma das suas rubricas de humor.

Após a decisão do tribunal a favor da comediante, esta anunciou o espetáculo "Em Sede Própria", inspirado diretamente no processo.

A procura por bilhetes foi imediata e avassaladora, com as primeiras cinco datas a esgotarem em poucas horas, levando à abertura de mais sessões, que também esgotaram rapidamente. Em resposta ao sucesso de Joana Marques, os Anjos anunciaram a "TOUR MCMXCVIII", com um concerto de arranque no Coliseu de Lisboa agendado para 28 de fevereiro de 2026, três meses antes dos espetáculos da humorista. A comunicação social descreveu a manobra como um "contra-ataque" e um "tira-teimas", com os Anjos a "ripostarem e lucrarem mais depressa que Joana Marques".

A situação transformou uma batalha legal num evento mediático e numa competição simbólica de bilheteira, com ambas as partes a capitalizarem a atenção do público para promover os seus respetivos espetáculos.