A popularidade destes métodos reside na sua acessibilidade e na promessa de soluções rápidas para problemas comuns.

Vários artigos descrevem o truque de espalhar sal no tapete antes de aspirar como uma forma de limpeza profunda, afirmando que "está a tornar-se viral por uma razão muito simples: funciona mesmo". Outra dica semelhante, a de colocar papel de alumínio debaixo do tapete, é apresentada como um "daqueles truques malucos da internet" que, apesar do ceticismo inicial, resolve vários problemas em casa.

A cozinha é um terreno fértil para estes conselhos virais.

Um dos artigos explica como uma simples colher de metal pode eliminar odores persistentes de alho ou cebola das mãos, enquanto outro revela um método para evitar que o pão fique duro poucas horas depois de comprado.

Até o frigorífico é alvo destas inovações caseiras, com um artigo a questionar: "Sabias que deves colocar um pano no frigorífico à noite?".

O fenómeno destes "life hacks" demonstra uma tendência crescente para a partilha de conhecimento prático em formato digital.

A sua natureza surpreendente e o baixo custo, recorrendo a objetos comuns, tornam-nos altamente partilháveis, alimentando um ciclo contínuo de experimentação e divulgação nas redes sociais e na imprensa que ecoa estas tendências.