As obras, instaladas em Washington D.C.
e Nova Iorque, geraram discussão nas redes sociais pela sua mensagem crítica sobre a liberdade de expressão e a transparência governamental.
A primeira ação ocorreu a 23 de outubro, em frente à Casa Branca, residência oficial do presidente norte-americano.
Bordalo II expôs a peça "Governmental Advisory", um cartaz colado numa carrinha branca com a frase "Conteúdo Explícito".
A intervenção é interpretada como uma crítica às polémicas associadas a Trump, incluindo as acusações de assédio sexual e os esforços para evitar a divulgação dos chamados "Ficheiros de Epstein", relacionados com o milionário condenado por crimes sexuais.
Dias depois, a 26 de outubro, o artista apresentou em Nova Iorque a obra "Liberty Under Deconstruction". A instalação consistiu numa placa colocada diante da Estátua da Liberdade, representando o monumento acompanhado da expressão "under deconstruction" (sob desconstrução), um jogo de palavras com a habitual "under construction" (em construção).
A peça sugere uma reflexão sobre as controvérsias e limitações à liberdade de expressão durante a presidência de Trump, como as restrições impostas a jornalistas no Departamento de Defesa. Estas ações dão continuidade a uma série de intervenções políticas do artista, que já havia criticado o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com um retrato feito de fezes.









