A criatividade estende-se também aos animais de estimação, embora especialistas alertem para os cuidados necessários para garantir a sua segurança.

Este ano, a maquilhagem artística afirma-se como o principal adereço da noite, uma tendência impulsionada pelas redes sociais.

Segundo o maquilhador profissional Alberty Luiz, as inspirações virais vêm de personagens de filmes e séries como Vecna de 'Stranger Things', Elphaba de 'Wicked' e Valak de 'A Invocação do Mal'. Esta abordagem transforma o rosto e o corpo em telas, onde a caracterização detalhada substitui a necessidade de um fato completo. Outra tendência crescente é a de disfarçar animais de estimação, um fenómeno que, apesar de popular, levanta preocupações.

Vários artigos alertam para cinco cuidados essenciais para manter os animais em segurança, sublinhando que o conforto e o bem-estar do animal devem vir sempre em primeiro lugar e que os disfarces não devem restringir movimentos ou a respiração.

A popularidade destas tendências é visível na proliferação de eventos temáticos por todo o país, como o “Paço Assombrado” em Arcos de Valdevez e o “Peddy Papper” em Sintra, que servem de palco para a exibição destas criações, muitas vezes partilhadas massivamente online.