Falhas de segurança no Louvre tornam-se virais após assalto milionário
Um assalto ao Museu do Louvre, em Paris, revelou falhas de segurança tão graves que se tornaram motivo de escárnio e discussão viral a nível mundial. A descoberta de que a palavra-passe do sistema de videovigilância era "Louvre" transformou uma notícia de crime num meme sobre negligência institucional. Após um assalto em plena luz do dia, no qual foram roubadas joias avaliadas em 88 milhões de euros, uma auditoria interna expôs um "longo historial de grandes vulnerabilidades de cibersegurança" no museu mais visitado do mundo. A revelação mais chocante, e que rapidamente se tornou viral, foi a palavra-passe de um servidor que geria o sistema de videovigilância: simplesmente "Louvre". Esta falha básica foi o expoente máximo de uma série de negligências que, segundo os relatórios, duravam há pelo menos uma década. Entre os problemas identificados contam-se softwares de segurança críticos que não eram atualizados há anos, como um programa de supervisão de câmaras adquirido em 2003 que operava com o sistema Windows Server 2003, descontinuado pela Microsoft em 2015. A fragilidade era tal que os peritos da auditoria conseguiram aceder facilmente à rede de segurança do museu a partir de computadores comuns, alterando permissões e invadindo a base de dados. A notícia transformou-se numa "tragédia anunciada", onde a simplicidade da falha contrastava com a sofisticação e o valor do património em risco, gerando uma onda de incredulidade e humor negro nas redes sociais e na imprensa global, questionando a competência na gestão de uma das mais importantes instituições culturais do mundo.



Artigos
7
O visual apresenta agora um rótulo de tom creme, herdado do passado, um selo com a águia histórica de Mumm, gravada a dourado, e as letras G.H. Mumm com acabamentos brilhantes e em relevo, "garantindo um toque de sofisticação".

O ano de 2025 trouxe momentos de glória e também de grande tristeza para Fernando Mendes, de 62 anos, líder incontestável das audiências nas tardes da RTP1 com o seu programa O Preço Certo… Apesar do sucesso, o apresentador viu o seu mundo desabar no final do ano com a morte do seu confidente e […]

Outrora dominador, o bolo rei tem agora de partilhar a mesa com outros doces.

Muitos portugueses deixam tudo para a última e este ano não foi exceção.







