
Rui Gonçalves confirmou que o então presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Sérgio Janeiro, transmitiu inicialmente que “não era necessário cumprir serviços mínimos” durante a paralisação às horas extraordinárias
Deseja receber notificações?

Rui Gonçalves confirmou que o então presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Sérgio Janeiro, transmitiu inicialmente que “não era necessário cumprir serviços mínimos” durante a paralisação às horas extraordinárias

Os furtos terão acontecido entre outubro de 2024 e janeiro de 2025.

O analista político Eduardo Correia, o Diretor-Geral Adjunto do grupo Medialive Eduardo Dâmaso e o jornalista Raul Vaz estiveram no NOW na tarde desta quinta-feira para falar sobre as mortes que têm acontecido por atrasos do INEM.Eduardo Dâmaso referiu que a saúde é "um dos principais fatores de corrosão na confiança dos portugueses nas intituições e na política. É muito grave".

"O limite mensal está a ser atingido agora e não conseguimos dar mais resposta do que isto”, afirmou o coordenador da Comissão de Trabalhadores

Em apenas dois dias, três pessoas morreram à espera do socorro do INEM. Os bombeiros queixam-se que há ambulâncias paradas nas urgências porque os hospitais retêm as macas e ameaçam mesmo cobrar uma taxa por cada maca retida.

Valor actual ronda os 650 euros e passará para os 716, aumentando assim 10%. No entanto, para os colégios este aumento é insuficiente para fazer face às despesas que têm, sobretudo com pessoal.

A filha da vítima que morreu em Tavira diz que a situação "é muito injusta" e questiona "onde estão as ambulâncias ".

Rui Lázaro, presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, defende que "não podemos navegar ano após ano em constrangimentos sem introduzir medidas que os resolvam"

Em 2025, existiam 171 inimputáveis em Portugal

Xavier Barreto, presidente da Associação de Administradores Hospitalares, analisa as últimas medidas apresentadas por Luís Montenegro para combater a crise no SNS

Governo já tinha aprovado uma resolução do Conselho de Ministros para aumentar em quase três milhões as verbas para os estabelecimentos de ensino particular de educação especial

Os dois homens, após confrontados pelos proprietários da habitação abandonaram o local sem consumar o roubo, adiantou a mesma fonte.

Informação sobre a nova ala exclusiva para inimputáveis já tinha sido avançada na quarta-feira pela ministra da Justiça.

Ordem alerta que liderança da instituição está fragilizada, comprometendo os cuidados de saúde.

Marcelo promulga diploma das urgências regionais, mas duas outras reformas da Saúde que tinham sido devolvidas ficam ainda pendentes

Em entrevista à RTP, o diretor executivo do SNS, Álvaro Almeida, repetiu as palavras do primeiro-ministro ao afirmar que o SNS "está a responder melhor do que no passado" e negou que haja falta de macas nos hospitais.

GNR apanhou homem de 45 anos.

De acordo com o coordenador, condições remuneratórias continuam insuficientes para atrair e reter equipas.

Numa semana marcada por mortes relacionadas com atrasos no INEM, o comentador da CNN Portugal Rui Calafate lembra o episódio em que perdeu o pai depois de horas de espera pelo socorro

O crime, denunciado à GNR como uma tentativa de 'carjacking', aconteceu pelas 16:30 de 06 de janeiro, na terça-feira, na rua Semeão do Nascimento, na Charneca de Caparica, e não causou feridos.

Ambulâncias ficam retidas, sobretudo na região de Lisboa, impedido socorro a outras ocorrências. Casos sociais dificultam gestão dos internamentos: "Governo podia ter feito mais", dizem gestores.

O fogo destruiu o sistema saneamento do prédio, que ficou também sem água.

Encerramento da unidade do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, fica para já adiado.

Mulher esperou mais de 40 minutos e homem mais de uma hora. Acabaram por falecer enquanto esperava por ajuda.

Três pessoas morreram em menos de 48 horas por atrasos no socorro.

Homens abandonaram o local sem consumar o roubo após confrontados pelos proprietários da habitação.

O hospital prisional de Caxias vai ter uma nova ala exclusiva para inimputáveis, adiantou hoje o Ministério da Justiça à Lusa, que acrescentou que a nova unidade terá 21 camas.

Declarações foram feitas no seguimento da reunião com o presidente do INEM, Luís Cabral, esta quinta-feira.

Inspeção-Geral das Atividades em Saúde refere que processos têm "como objeto a qualidade dos serviços prestados" aos utentes "na perspetiva da prontidão".


João Varandas Fernandes, especialista em políticas da saúde, defende que “é necessário um investimento na saúde, numa altura em que há muitos gastos supérfluos”, mas, lamenta, “isso não está a acontecer”.

Ordem pediu também informações técnicas sobre o processo de implementação dos novos algoritmos, incluindo fases de teste, monitorização e validação.

Luís Filipe Barreira, disse que recebeu uma declaração de escusas de responsabilidade subscrita pelos enfermeiros-chefes

Em Fernão Ferro, autarquia e empresa estão a gerir a situação em conjunto

Morador que teve de ser retirado afirma que quando abriu a janela levou “com muito fumo na cara”. Foram ainda atingidas pelas chamas 32 viaturas.


Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses deu conta disso ao Governo, nomeadamente à ministra da Saúde, e ao diretor-executivo do SNS, que nada fizeram.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal.

Um condutor tentou fugir a uma operação de trânsito, no estado norte-americano do Texas, levando a uma perseguição a alta velocidade que terminou com o veículo capotado. O suspeito ainda partiu o para-brisas e tentou escapar a pé, mas acabou detido.

Imagens captadas por uma câmara de videovigilância mostram moradores a resgatar uma mãe e dois filhos de uma casa em chamas, esta terça-feira, no estado norte-americano de Maryland.

Foram levadas para o hospital por precaução. Menina tem cerca de um mês de vida.

Xavier Barreto identifica falta de meios na Margem Sul do Tejo para responder à procura atual e propõe solução no imediato: "Libertar internamentos sociais" caso contrário, novas mortes são hipótese.


Santa Casa da Misericórdia de Valongo confirma a ocorrência, que envolveu uma bebé de 7 meses, e garante que, “de imediato, foram acionados os procedimentos internos adequados". Uma trabalhadora foi suspensa preventivamente

Menina terá sofrido vários hematomas na cara depois de ter sido, alegadamente, agredida no interior da instituição. Terá sido deixada sozinha numa sala.

O incidente ocorreu na localidade de Vale Figueira pelas 12:00 desta quinta-feira. O homem foi assistido no local e não corre perigo de vida, enquanto nenhum militar ficou ferido.

O risco sísmico em Portugal é conhecido, estudado e quantificável. O que continua a faltar não é informação científica, mas sim decisão coletiva, compromisso cívico e ação preventiva sustentada. A história demonstra que a inação antes de um desastre se traduz sempre em custos humanos, sociais, ambientais e económicos incomparavelmente mais elevados depois dele. A […]

Morreram mais duas pessoas enquanto esperavam por socorro do INEM. Já são três mortes em apenas dois dias, depois da entrada em vigor do novo sistema de emergência. Uma das vítimas é uma mulher de Sesimbra. Esperou 44 minutos por uma ambulância enviada de Carcavelos, a mais de quarenta quilómetros.

Através da falsificação de documentos, o homem de 47 anos alterava a finalidade dos contratos de empréstimo, levando a que mais de 1.000 pessoas viessem a pagar juros superinflacionados". Arrisca 10 anos de prisão.

Em causa estão as mortes de uma mulher, que estava já em paragem cardiorrespiratória em Sesimbra, e de um homem em Tavira que aguardou mais de uma hora pelo socorro.

Problema foi denunciado há um ano pela TVI e CNN Portugal

A bebé tinha sete meses e terá sofrido ferimentos na zona da cabeça.

Departamento de Segurança Interna diz que a mulher tentou atropelar os agentes, versão questionada pelas autoridades locais

Na sexta-feira, o INEM anunciou o início de um novo sistema de atendimento das chamadas recebidas nos centros de orientação de doentes urgentes.

Nesta sexta-feira, “o Conselho de Ministros vai aprovar as resoluções para lançamento do concurso para construção do Novo Hospital do Algarve”, anunciou o primeiro-ministro no debate no Parlamento. A infraestrutura é “uma obra estrutural que se junta a outras como o Hospital de Todos os Santos em Lisboa”, afirmou Luís Montenegro esta quinta-feira. A decisão, […]

O Ministério Público está a investigar ferimentos alegadamente sofridos por uma bebé de sete meses numa creche da Santa Casa da Misericórdia de Valongo. A instituição já suspendeu preventivamente uma funcionária.

Nasceram mais de 89 mil bebés no ano passado, dos quais 28% com mãe estrangeira, segundo dados do IRN. Imigração continua a ter um contributo crescente para a natalidade em Portugal

Na Áustria, morreu uma mulher num acidente de automóvel provocado pelo gelo

ULS anunciou esta quinta-feira que a enfermeira diretora se demitiu do cargo, alegando não existirem condições para continuar a exercer funções.

Corpo do ex-concorrente da Casa dos Segredos foi encontrado sem vida na Praia do Sul, na Nazaré, nesta quarta-feira

Mulher de 34 anos detida pela PSP.

António Canento, 2.º comandante dos bombeiros voluntários de Carcavelos, disse à CMTV que a equipa dos bombeiros seguiu o protocolo de suporte básico de vida com a mulher que morreu, esta quarta-feira, na Quinta do Conde, em Sesimbra.

António considera que algo falhou para os bombeiros demorarem cerca de quarenta minutos a chegar a casa da mãe.

O homem de 30 anos, estrangeiro, fugiu inicialmente para Espanha mas foi recentemente localizado em França. A vítima e o agressor eram colegas de trabalho na campanha de apanha do tomate, em julho de 2021.

Em causa a morte de uma mulher na Quinta do Conde e de um homem em Tavira

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar admite que o novo sistema de triagem possa ter influenciado o desfecho. Mas Luís Cabral, presidente do INEM, atribuiu a falta de resposta atempada à retenção de macas nos hospitais, que seguram as ambulâncias, não podendo depois dar resposta a outras situações

“Terei que analisar ambos os casos e, no seu devido tempo, o INEM irá emitir os seus comunicados sobre esta fronteira. (…) Todas as situações que eventualmente possam configurar uma situação de falha de socorro, terão de ser devidamente averiguadas”, disse.

No programa 'Júlia', Maisa recorda como soube da súbita morte do marido. Saiba mais.

O conselho de administração confirmou ter recebido, posteriormente, a declaração de escusa de responsabilidade da equipa de enfermagem do Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.

A ativação do plano de contingência de nível 3 ocorre devido ao aumento do número de casos de gripe. Esta medida implica o adiamento de cirurgias programadas não urgentes de forma a libertar camas do internamento.

Fogo resultou também na morte de um homem de 44 anos que estava dentro da habitação.

Luís Montenegro arranca o debate quinzenal na Assembleia da República a enviar condolências às famílias das pessoas falecidas à espera de uma ambulância do INE. E garante que a ministra da Saúde vai continuar no Governo

Homem de 30 anos, estrangeiro, foi detido em França pela PJ, após três golpes de faca desferidos contra colega de trabalho em Elvas. Vítima sobreviveu por intervenção do INEM.

Comunidade piscatória mantém sentimento de revolta.

Joana Bordalo e Sá, presidente da Federação Nacional dos Médicos, debruça-se sobre o problema das macas retidas em hospitais, que estão a condicionar o socorro médico do INEM. Para resolver esta questão, diz, “falta sobretudo vontade política”.

A enfermeira diretora da ULS Amadora-Sintra demitiu-se do cargo, alegando não existirem condições para continuar a exercer funções, anunciou esta quinta-feira a instituição. O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra adiantou em comunicado que a enfermeira diretora apresentou o seu pedido de renúncia ao cargo na quarta-feira. “Esta decisão fundamenta-se na […]

Pelo menos três pessoas morreram esta semana depois de terem ligado para o INEM a pedir socorro e os meios não terem chegado a tempo

António Nunes esteve reunido com Luís Mendes Cabral, presidente do INEM, depois de nas últimas 48 horas terem morrido três pessoas à espera de socorro. No entanto garantiu que encontro já estava marcado.

A vítima, de 35 anos, ficou com ferimentos graves e foi encaminhada para o hospital de Viseu.

Custos anuais para um efetivo de 16 polícias municipais é de cerca de meio milhão de euros.

MP acredita que o arguido de 51 anos agiu com intenção de "molestar física e psicologicamente os menores"

Decisão foi fundamentada pela "inexistência de condições para a continuidade do exercício de funções"

O Instituto Nacional de Emergência Médica e a Liga de Bombeiros estiveram na mesma altura em que pelo menos três utentes morreram após aguardarem por socorro por longos períodos.

Uma mulher de 73 anos em paragem cardiorrespiratória morreu após esperar mais de 40 minutos por uma ambulância, na Quinta do Conde, Sesimbra. Os bombeiros acionados foram os de Carcavelos, a 35 quilómetros de distância.

Autoridades francesas proibiram esta semana o tráfego de veículos pesados à noite

Uma idosa morreu na Quinta do Conde, em Sesimbra, esta quarta-feira à tarde. Os bombeiros chamadas eram de Carcavelos, que estavam a mais de 30 quilómetros de distância. A morte acontece no mesmo dia em que um outro idoso morreu à espera de ajuda. Apesar destes casos, o Presidente do INEM garante que os portugueses podem confiar no INEM, por ser "o sistema de emergência pré-hospitalar que o País escolheu ter".

A primeira chamada para o INEM terá sido feita às 18h07, sendo que a primeira ambulância foi ativada às 18h42. Ainda, a Galp e a Moeve estão em negociações para uma possível junção dos negócios.


Ambulância foi enviada pelos Bombeiros de Carcavelos, a cerca de 40 kms de distância. Ainda, Ministério Público abriu inquérito à morte do idoso que esperou três horas no Seixal por ambulância.

Serviços prisionais aceitam reduzir tempo de pátio de inactivos de quatro para duas horas e meia por dia

Morreram três pessoas à espera de socorro nas últimas 48 horas.

Desde a passada terça-feira, três pessoas morreram por atrasos na assistência do Instituto Nacional de Emergência Médica. Os óbitos foram registados no Seixal, Quinta do Conde e Tavira.

Desde a passada terça-feira, três pessoas morreram por atrasos na assistência do Instituto Nacional de Emergência Médica. Os óbitos foram registados no Seixal, Quinta do Conde e Tavira.

Vítima esperou 40 minutos por ambulância de Carcavelos. Alerta foi dado para uma dispneia muito grave, mas quando os operacionais chegaram a idosa estava em paragem cardiorrespiratória.

A enfermeira diretora da ULS Amadora-Sintra demitiu-se do cargo, alegando não existirem condições para continuar a exercer funções, anunciou hoje a instituição.

Espanha registou o número mais elevado, com 1.098 voos atrasados

Vítima esperou mais de 40 minutos por socorro.