menulogo
Notícias Agora
user
Close

1M de hectares ardeu na UE em mês e meio, quase o dobro da média anual em 20 anos

Num período de apenas um mês e meio, a União Europeia viu arder cerca de um milhão de hectares, um valor que representa quase o dobro da média anual de área ardida nas últimas duas décadas.
News ImageNews ImageNews Image

Entre o início de julho e 19 de agosto de 2025, os incêndios consumiram cerca de um milhão de hectares no território da União Europeia. Este valor é aproximadamente o dobro da média anual de área ardida no espaço comunitário registada nos últimos 20 anos. Segundo dados do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, a média anual total de área ardida na UE nunca ultrapassou os 600 mil hectares entre 2006 e 2024.

O ano de 2025 tem sido particularmente devastador. Até ao início de julho, tinham ardido pouco mais de 400 mil hectares, mas com os incêndios do verão, o total acumulado até 19 de agosto subiu para perto de 1.600.000 hectares.

No seu conjunto, a área ardida na totalidade do espaço comunitário já é 4,1 vezes superior à média dos anos anteriores.

Só na semana entre 12 e 19 de agosto, arderam 298.122 hectares em território europeu.

Alguns países foram especialmente afetados.

Em Espanha, a área ardida já é 6,5 vezes superior à média dos anos antecedentes, sendo o país com o maior desvio. Portugal surge logo a seguir, com uma área ardida 5,1 vezes acima da sua média histórica.

De acordo com dados oficiais provisórios, arderam em Portugal cerca de 250 mil hectares, dos quais mais de 57 mil correspondem apenas ao incêndio que deflagrou em Arganil. Desde julho, Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão, com maior incidência nas regiões Norte e Centro.

Os fogos provocaram consequências graves, incluindo quatro mortos, entre os quais um bombeiro, e vários feridos.

Além das perdas humanas, houve destruição total ou parcial de habitações, explorações agrícolas e pecuárias, e de uma vasta área florestal.

Artigos

7
categoryVer categoria completa