
Incêndios em São João da Pesqueira



Segundo o presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, os incêndios de agosto consumiram cerca de 3.500 hectares de mato e culturas, causando perdas financeiras estimadas em dois milhões de euros. Apesar da vasta área afetada, o autarca salientou que não se registaram danos em habitações, estruturas agrícolas ou industriais, nem perdas de vidas humanas ou animais.
As culturas mais atingidas foram macieiras, castanheiros, vinhas e colmeias, além de pastos e fardos de palha na zona sul do concelho.
As infraestruturas municipais sofreram danos, nomeadamente nas vias de comunicação, com sinalização ardida, pintura derretida e bermas danificadas.
Uma rede de abastecimento de água que se encontrava à superfície também ardeu, tendo sido já reparada pela autarquia. Até 19 de setembro, foram submetidas 191 candidaturas a apoios, correspondentes a um valor estimado de prejuízos superior a 1,9 milhões de euros. A freguesia de Paredes da Beira foi a mais afetada, com 56 candidaturas que totalizam 900 mil euros em perdas, seguida por Trevões, com prejuízos avaliados em mais de 300 mil euros.
Outras freguesias como Pereiros, Valongo dos Azeites, Riodades e Várzea de Trevões também registaram danos significativos.
Na altura das declarações, 17 agricultores já tinham recebido apoios até dez mil euros.
O fogo que atingiu São João da Pesqueira teve origem na junção de dois incêndios distintos: um que deflagrou a 9 de agosto em Trancoso (Guarda) e outro a 13 de agosto em Sátão (Viseu). Os dois fogos uniram-se no dia 15, afetando um total de 11 municípios nos dois distritos, e foram dados como resolvidos na noite de 17 de agosto.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado
Plano nacional será apresentado em novembro O conteúdo Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado aparece primeiro em O MINHO.

Ciclone tropical Gabrielle pode atingir o continente a partir da tarde de sábado
De acordo com os dados disponibilizados pelo modelo do Centro Europeu, preveem-se períodos de chuva a partir da tarde de sábado no continente “e um aumento da intensidade do vento nas terras altas e no litoral oeste, o que originará um aumento da agitação marítima”, adiantou o IPMA.

Faculdade de Medicina do Porto assume "lapso" ao pôr "homologado" em vez de "retificado"
O diretor da FMUP defendeu que o processo dos 30 candidatos ao curso de Medicina na U. Porto foi conduzido "de boa-fé" e lamentou que o reitor da Universidade não queira resolver um "problema que foi criado pela não homologação do ato legal na FMUP".

Crime e Castigo: A tragédia da família Freire
Adelino era construtor no Montijo quando a crise o “apanhou”. A depressão e a loucura levaram-no a matar a mulher e as duas filhas. Depois, cobriu-se com notas de euro e suicidou-se.