
3.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior



De acordo com os dados oficiais divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), a última fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior conta com um total de 6.710 vagas sobrantes.
A maioria destas vagas, 3.976, destina-se a institutos politécnicos, enquanto as restantes 2.734 se distribuem por cursos em universidades.
O período de candidaturas para esta fase decorre entre 23 e 25 de setembro. No que diz respeito às universidades, os cursos com maior número de vagas disponíveis incluem Geologia na Universidade de Lisboa (50), Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes na Universidade de Coimbra (46), Biologia na Universidade de Aveiro (43) e Engenharia Informática na Universidade de Trás-os-Montes (42). Nos institutos politécnicos, a oferta é liderada por Contabilidade (regime pós-laboral) no Instituto Politécnico de Lisboa e Informática no Instituto Politécnico de Santarém, ambos com 54 vagas. Outros cursos com elevada disponibilidade são Direção e Gestão Hoteleira (regime pós-laboral) na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (53), Agronomia no Instituto Politécnico de Santarém (47) e Gestão Turística (regime pós-laboral) na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (42).
A DGES esclarece que os diversos cursos e instituições que apresentam zero vagas disponíveis poderão ainda vir a disponibilizar lugares.
Tal deve-se à decisão de algumas instituições de abrirem apenas as vagas libertadas por recolocações de alunos das fases anteriores.
Essas vagas serão divulgadas em simultâneo com o resultado final da terceira fase do concurso.
Artigos
17
















Atualidade
Ver mais
A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

"O que estava combinado era a morte. Não a morte por crueldade, mas a morte por medo": 24 anos após a "Chacina dos Portugueses", o mentor do crime falou em exclusivo à CNN Portugal
Luís Miguel Militão, o "Monstro de Fortaleza", diz que os seis empresários portugueses foram mortos "por medo"

Adeus cartões no ‘bolso’: Governo prepara medida que vem revolucionar os transportes públicos em Portugal
Para quem viaja de transportes públicos em Portugal, o Governo prepara uma medida que vem simplificar bastante as viagens entre cidades

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.