
Fitch avalia Portugal e é desta que pode vir um “upgrade”



A agência de 'rating' Fitch tem agendada para esta sexta-feira a sua análise à dívida soberana portuguesa, com o mercado a aguardar a decisão que será anunciada após o fecho das bolsas americanas.
Atualmente, a notação de Portugal está em A- com uma perspetiva (outlook) positiva, o que indicia a possibilidade de uma revisão em alta.
No entanto, esta perspetiva não é unânime entre os analistas financeiros, que se encontram divididos.
Por um lado, alguns especialistas, como Paulo Monteiro Rosa do Banco Carregosa, consideram elevada a probabilidade de uma subida, apontando como fundamentos os sucessivos excedentes orçamentais, a trajetória descendente da dívida pública — que deverá recuar para menos de 90% do PIB em 2026 — e a recente subida do 'rating' para A+ pela S&P, que cria pressão para a Fitch alinhar a sua avaliação.
A confiança dos investidores, refletida em 'spreads' da dívida em mínimos desde 2008, reforça este otimismo.
Por outro lado, analistas como Vítor Madeira, da XTB, acreditam que o mais provável é a manutenção da nota, argumentando que, apesar da evolução favorável, as evidências ainda não são suficientemente robustas para justificar uma subida imediata. Fatores como o crescimento económico moderado e um abrandamento no ritmo de redução da dívida sustentam esta visão mais cautelosa.
Entre os potenciais riscos para a avaliação contam-se o crescimento moderado da economia europeia, a instabilidade política interna, pressões orçamentais e o contexto geopolítico.
O enquadramento externo, nomeadamente a situação em França e as decisões de política monetária do BCE, são também apontados como fatores de risco. Paralelamente, a Fitch elevou recentemente o 'rating' do Banco Montepio para BBB-, colocando-o em nível de 'Investment Grade'. A decisão reflete a forte capitalização do banco, a redução de ativos não produtivos e a melhoria na qualidade do crédito.
O dia fica ainda marcado por outros acontecimentos, como a visita do Presidente da República à Alemanha e a conclusão da visita do primeiro-ministro à China e Japão.
No campo das estatísticas, o Eurostat divulga dados sobre o mercado de trabalho na Zona Euro e o INE apresenta números sobre o transporte aéreo e o setor da construção em Portugal.
Artigos
15














Economia
Ver mais
Grupo de Famalicão com obras milionárias em Angola
Três obras totalizam 148 milhões de euros O conteúdo Grupo de Famalicão com obras milionárias em Angola aparece primeiro em O MINHO.

História do bilionário que nunca foi à Universidade, confiava no instinto e fez fortuna com ice-tea
Descreve-se como “um tipo normal”, que só acabou o liceu porque a mãe insistiu muito. Começou a vender latas de ice-tea a 99 cêntimos. Montou o primeiro negócio a distribuir latas de cerveja, e um dia fundou uma das principais marcas de ice-tea nos EUA. Confiava nos seus instintos. Numa era em que quase todos os bilionários norte-americanos nascem no Silicon Valley e as fortunas se constroem com algoritmos e inteligência artificial, Don Vultaggio destaca-se entre os seus pares. Atualmente com um património líquido de quase 6 mil milhões de dólares, o empresário de 73 anos e fundador da Arizona

Ainda usa cartão Multibanco físico? Pode ser a próxima vítima deste burla ‘discreta’
Usar cartão físico pode expô-lo a burlas com skimmers em bombas e multibancos. Saiba como funciona a burla e como se proteger

Eletrificação: recorde novo na China
Em agosto, no mercado chinês, venderam-se cerca de 1,4 milhões de automóveis elétricos e híbridos Plug-In, o que significa recorde novo...