menulogo
Notícias Agora
user
Close

Fitch avalia Portugal e é desta que pode vir um “upgrade”

A agência de notação financeira Fitch prepara-se para atualizar o 'rating' da dívida soberana de Portugal, uma decisão que gera expectativas no mercado e divide as opiniões dos analistas sobre uma possível subida.
News ImageNews ImageNews Image

A agência de 'rating' Fitch tem agendada para esta sexta-feira a sua análise à dívida soberana portuguesa, com o mercado a aguardar a decisão que será anunciada após o fecho das bolsas americanas.

Atualmente, a notação de Portugal está em A- com uma perspetiva (outlook) positiva, o que indicia a possibilidade de uma revisão em alta.

No entanto, esta perspetiva não é unânime entre os analistas financeiros, que se encontram divididos.

Por um lado, alguns especialistas, como Paulo Monteiro Rosa do Banco Carregosa, consideram elevada a probabilidade de uma subida, apontando como fundamentos os sucessivos excedentes orçamentais, a trajetória descendente da dívida pública — que deverá recuar para menos de 90% do PIB em 2026 — e a recente subida do 'rating' para A+ pela S&P, que cria pressão para a Fitch alinhar a sua avaliação.

A confiança dos investidores, refletida em 'spreads' da dívida em mínimos desde 2008, reforça este otimismo.

Por outro lado, analistas como Vítor Madeira, da XTB, acreditam que o mais provável é a manutenção da nota, argumentando que, apesar da evolução favorável, as evidências ainda não são suficientemente robustas para justificar uma subida imediata. Fatores como o crescimento económico moderado e um abrandamento no ritmo de redução da dívida sustentam esta visão mais cautelosa.

Entre os potenciais riscos para a avaliação contam-se o crescimento moderado da economia europeia, a instabilidade política interna, pressões orçamentais e o contexto geopolítico.

O enquadramento externo, nomeadamente a situação em França e as decisões de política monetária do BCE, são também apontados como fatores de risco. Paralelamente, a Fitch elevou recentemente o 'rating' do Banco Montepio para BBB-, colocando-o em nível de 'Investment Grade'. A decisão reflete a forte capitalização do banco, a redução de ativos não produtivos e a melhoria na qualidade do crédito.

O dia fica ainda marcado por outros acontecimentos, como a visita do Presidente da República à Alemanha e a conclusão da visita do primeiro-ministro à China e Japão.

No campo das estatísticas, o Eurostat divulga dados sobre o mercado de trabalho na Zona Euro e o INE apresenta números sobre o transporte aéreo e o setor da construção em Portugal.

Artigos

15

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa