Portugal Acima da Média Europeia no Risco de Pobreza Entre Trabalhadores



Dados divulgados pelo Eurostat em 2024 revelam que 9,2% dos trabalhadores em Portugal estavam em risco de pobreza. Este valor posiciona o país em nono lugar entre os Estados-membros da União Europeia (UE) e situa-se um ponto percentual acima da média comunitária, que foi de 8,2%.
A situação em Portugal contrasta com a de outros países europeus. No topo da lista com as taxas mais elevadas de trabalhadores com mais de 18 anos em risco de pobreza encontram-se o Luxemburgo (13,4%), a Bulgária (11,8%) e a Espanha (11,2%). No extremo oposto, com as percentagens mais baixas, estão a Finlândia (2,8%), a República Checa (3,6%) e a Bélgica (4,3%).
A análise por género indica que o fenómeno afeta mais homens do que mulheres, tanto na média da UE (9,0% contra 7,3%) como em Portugal (11,4% contra 8,8%).
Esta tendência verifica-se em 22 Estados-membros.
No entanto, existem exceções: na Alemanha, as taxas foram iguais para ambos os géneros, enquanto na República Checa, Letónia, Chipre e Luxemburgo, as taxas de risco de pobreza foram mais elevadas para as mulheres. A taxa de risco de pobreza é um indicador definido como a proporção de pessoas cujo rendimento disponível equivalente se encontra abaixo do limiar de risco de pobreza. Este limiar é fixado em 60% do rendimento mediano nacional disponível equivalente, após a contabilização das transferências sociais.
Artigos
10Economia
Ver mais
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, concluiu o processo de revisão para a simplificação dos investimentos da Região no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em total alinhamento com a estratégia nacional e com as orientações da Comissão Europeia. Segundo o Secretário Regional da […]

Estudo mostra que apenas 31, dos 308 municípios,registam um poder de compra acima da média.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu ontem, em Bruxelas, o reforço das políticas europeias para as Regiões Ultraperiféricas, sublinhando a importância de manter e ampliar o programa POSEI. Após a conferência, anunciou que enviará uma carta ao Presidente do Conselho Europeu, António Costa, a contestar a proposta da Comissão Europeia […]

Trabalhadores por conta de outrem ganharam em média mais 104 euros limpos no terceiro trimestre face há um ano.






