menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Portugal Acima da Média Europeia no Risco de Pobreza Entre Trabalhadores

Em 2024, Portugal registou uma taxa de 9,2% de trabalhadores em risco de pobreza, um valor que coloca o país na nona posição entre os Estados-membros e um ponto percentual acima da média da União Europeia.
News ImageNews ImageNews Image

Dados divulgados pelo Eurostat em 2024 revelam que 9,2% dos trabalhadores em Portugal estavam em risco de pobreza. Este valor posiciona o país em nono lugar entre os Estados-membros da União Europeia (UE) e situa-se um ponto percentual acima da média comunitária, que foi de 8,2%.

A situação em Portugal contrasta com a de outros países europeus. No topo da lista com as taxas mais elevadas de trabalhadores com mais de 18 anos em risco de pobreza encontram-se o Luxemburgo (13,4%), a Bulgária (11,8%) e a Espanha (11,2%). No extremo oposto, com as percentagens mais baixas, estão a Finlândia (2,8%), a República Checa (3,6%) e a Bélgica (4,3%).

A análise por género indica que o fenómeno afeta mais homens do que mulheres, tanto na média da UE (9,0% contra 7,3%) como em Portugal (11,4% contra 8,8%).

Esta tendência verifica-se em 22 Estados-membros.

No entanto, existem exceções: na Alemanha, as taxas foram iguais para ambos os géneros, enquanto na República Checa, Letónia, Chipre e Luxemburgo, as taxas de risco de pobreza foram mais elevadas para as mulheres. A taxa de risco de pobreza é um indicador definido como a proporção de pessoas cujo rendimento disponível equivalente se encontra abaixo do limiar de risco de pobreza. Este limiar é fixado em 60% do rendimento mediano nacional disponível equivalente, após a contabilização das transferências sociais.

Artigos

10

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa