menulogo
Notícias Agora
user
Close

Escolas podem proibir uso de telemóveis aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação anunciou um novo conjunto de regras e recomendações para a utilização de telemóveis e outros dispositivos com acesso à internet nas escolas, com entrada em vigor no ano letivo 2025/2026.
News ImageNews ImageNews Image

A partir de setembro de 2025, entrarão em vigor novas diretrizes para a utilização de smartphones nos estabelecimentos de ensino em Portugal.

As medidas, apresentadas pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), determinam a proibição do uso destes dispositivos no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Para o 3.º ciclo, o Governo recomenda a adoção de medidas restritivas que desincentivem a sua utilização nos espaços escolares.

Já no ensino secundário, a sugestão é que os próprios alunos sejam envolvidos na definição de regras para um uso responsável da tecnologia.

As orientações aplicam-se a todos os dispositivos com acesso à internet, como os smartphones, mas não abrangem os telemóveis sem ligação online, conhecidos como 'dumb phones'.

No entanto, cada escola ou agrupamento escolar mantém a autonomia para restringir também estes aparelhos através do seu regulamento interno.

Uma recomendação específica é dirigida às escolas onde alunos do 2.º e 3.º ciclos partilham as mesmas instalações, sugerindo-se que seja ponderado o alargamento da proibição total aos alunos do 3.º ciclo para garantir a coerência das regras.

Estão previstas exceções à aplicação destas medidas.

A utilização de smartphones será permitida em situações de saúde devidamente comprovadas, como ferramenta de tradução para alunos com baixo domínio da língua portuguesa, ou para fins pedagógicos específicos, desde que autorizados pela escola. O Governo sublinha que estas recomendações não são vinculativas, cabendo a cada estabelecimento de ensino a responsabilidade de adaptar a sua implementação, definir as exceções e estabelecer sanções proporcionais em caso de incumprimento. Para apoiar a aplicação das novas regras, o MECI incentiva a criação de alternativas ao uso dos telemóveis, especialmente durante os intervalos e períodos de almoço. Sugere-se a promoção de espaços de lazer, atividades desportivas e jogos que fomentem a socialização e o bem-estar dos alunos.

O ministério defende ainda o envolvimento de toda a comunidade escolar — alunos, famílias, professores e assistentes operacionais — na definição e comunicação clara das normas, promovendo um processo gradual, flexível e assente no diálogo.

Artigos

19
Ver mais▼

Política

Ver mais
News Image

RUDE disponível para apoiar agricultores afetados pelos incêndios

Na sequência dos incêndios que recentemente atingiram a região e da publicação do Decreto-Lei n.º 98-A/2025, de 24 de agosto, que estabelece as medidas de apoio e mitigação do impacto dos incêndios rurais, a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural manifesta “total disponibilidade para apoiar agricultores no levantamento de prejuízos e na submissão das candidaturas… O conteúdo RUDE disponível para apoiar agricultores afetados pelos incêndios aparece primeiro em Rádio Clube da Covilhã.

Source LogoRádio Clube da Covilhã
News Image

Autárquicas 2025 – PSD apresenta candidatos à Câmara Municipal de Moura

Hoje, a coligação Acreditar na Mudança (PSD-CDS) revelou os nomes dos seus candidatos às posições de número dois e três na lista à Câmara Municipal de Moura. Natércia Carrachás e João Santos são os nomes escolhidos por Rui Sousa para integrar a equipa que pretende liderar o concelho. Natércia Carrachás, de 61 anos, é uma ... O conteúdo Autárquicas 2025 – PSD apresenta candidatos à Câmara Municipal de Moura aparece primeiro em A Planície.

Source LogoA Planície
News Image

Trabalhadores Social Democratas reforçam compromisso com a valorização dos Enfermeiros

A Secção Laboral dos Enfermeiros, acompanhada pelo presidente e vice-presidente da Comissão Política dos TSD-Madeira (Trabalhadores Social Democratas), reuniu, ontem, com a secretária regional da Saúde e Protecção Civil, num encontro de trabalho onde foi reiterada a necessidade de garantir-se a maior valorização das carreiras de Enfermagem na Região, valorização essa que esta estrutura entende ser fundamental para assegurar a melhor resposta dos serviços prestados pelo Serviço Regional de Saúde

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa