Acidente de autocarro na Indonésia provoca pelo menos 16 mortos



Pelo menos dezasseis pessoas morreram e várias outras ficaram feridas na sequência de um grave acidente de autocarro ocorrido esta segunda-feira. O desastre teve lugar numa autoestrada localizada na ilha indonésia de Java, conforme informado por um responsável dos serviços de emergência locais. O veículo de transporte público envolvido no sinistro partiu da capital, Jacarta, com destino à cidade de Yogyakarta.
Segundo o comunicado emitido pela dependência local da proteção civil da Indonésia, o acidente ocorreu quando o autocarro fez uma curva a uma velocidade "bastante elevada".
A alta velocidade resultou na perda de controlo do veículo, que colidiu com a barreira de segurança da autoestrada e, em seguida, capotou, vitimando mortalmente mais de uma dezena de passageiros e ferindo muitos outros. Os artigos contextualizam este evento, salientando que os acidentes de transporte são uma ocorrência frequente na Indonésia. A elevada sinistralidade no país é atribuída a vários fatores, nomeadamente ao facto de os veículos em circulação serem muitas vezes antigos e apresentarem uma manutenção deficiente.
Adicionalmente, o desrespeito generalizado pelo código da estrada é apontado como uma causa contribuinte significativa para estas tragédias.
Como exemplo da gravidade e frequência destes acidentes, é recordado um incidente ocorrido em 2019, quando um autocarro caiu numa ravina na ilha de Sumatra, resultando na morte de pelo menos 35 pessoas.















