Impasse na Lei da Nacionalidade: Múltiplas Propostas Adiam Decisão Crucial



A discussão das alterações à lei da nacionalidade na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias foi adiada para quinta-feira, após a sessão plenária.
O adiamento foi solicitado pelo PSD devido à entrada de várias propostas de alteração por parte de diversos partidos nas últimas horas. Este é já o segundo adiamento, depois de o PS ter feito um pedido semelhante na semana anterior para analisar a proposta inicial do Governo (PSD e CDS).
O impasse resulta da multiplicidade de visões sobre os novos critérios.
O Governo propõe a perda da nacionalidade para cidadãos naturalizados que cometam crimes graves nos dez anos seguintes à sua obtenção, um prazo que o Chega quer alargar para 20 anos. O Chega sugere também que filhos de estrangeiros nascidos em Portugal só possam requerer nacionalidade se um dos pais residir legalmente no país há pelo menos "três cinco anos" e que sejam excluídos os requerentes que tenham recebido apoios sociais nos últimos três anos de residência. Em contrapartida, o PS apela ao consenso e propõe prazos de residência mais curtos, sugerindo um mínimo de cinco anos para cidadãos da CPLP e da União Europeia. A proposta do Governo estabelece sete anos para a CPLP e dez para os demais países, embora PSD e CDS tenham depois equiparado os cidadãos da UE aos da CPLP. A Iniciativa Liberal defende uma regra geral de dez anos de residência, redutível a sete sob critérios mais exigentes, enquanto o Livre pede maior proteção para refugiados e os seus filhos. O Governo também incluiu uma alteração ao Código Penal para orientar os tribunais na decisão sobre a perda de nacionalidade.
Apesar dos adiamentos, a intenção do Governo é que a votação da proposta de lei ocorra ainda este mês.
Artigos
6Política
Ver mais
O Governo determinou a colocação no mercado de 16 edifícios e terrenos públicos devolutos ou subutilizados para financiar programas de habitação pública, entre os quais a antiga sede do Conselho de Ministros, em Lisboa. Numa resolução, publicada no Diário da República, o Governo indicou que […] O post Governo determina alienação de 16 imóveis para habitação e um é em Beiriz na Póvoa de Varzim aparece primeiro no Jornal Renovação.

Na tarde de ontem Lisboa registou esta tarde, na Praça do Rossio, uma concentração de cerca de uma centena de manifestantes, que reclamaram habitação digna, emprego seguro e denunciaram diversas formas de injustiça social, violência sexual e repressão política. A manifestação decorreu entre sol e chuva, num típico dia de outono, com os participantes a […] O conteúdo Cerca de 100 pessoas no Rossio exigem justiça social e repudiam proibição da burca aparece primeiro em oRegiões.


D. Américo Aguiar apelou na homilia da Missa que assinalou os 50 anos da criação da diocese ao consenso nas autarquias e a uma Igreja «não fale de cima» Setúbal, 26 out 2025 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou hoje que Igreja deve continuar a ser “oficina de esperança”, apelou ao consenso nas autarquias […]





