menulogo
Notícias Agora
user
Close

Ciberataque Causa Perturbações em Aeroportos Europeus

Um ataque informático dirigido a um fornecedor de serviços aeroportuários provocou perturbações significativas em vários aeroportos europeus, incluindo Bruxelas, Londres e Berlim, resultando em atrasos e cancelamentos de voos.
News ImageNews ImageNews Image

O aeroporto de Bruxelas foi um dos principais afetados por um ciberataque registado na noite de sexta-feira, que visou o fornecedor dos seus sistemas de 'check-in' e embarque. A autoridade aeroportuária da capital belga confirmou que o incidente teve um "grande impacto na programação dos voos", obrigando a que os procedimentos fossem realizados manualmente.

Outros aeroportos europeus, como os de Londres e Berlim, também sofreram constrangimentos devido ao mesmo ataque, embora não tenham sido fornecidos mais detalhes sobre a extensão total do problema noutras localidades.

Como consequência direta da falha dos sistemas automáticos, foram registados múltiplos atrasos e cancelamentos.

A administração do aeroporto de Bruxelas aconselhou os passageiros a verificarem o estado do seu voo diretamente com a companhia aérea antes de se deslocarem para o aeroporto, e a viajarem apenas se o voo estivesse confirmado. O incidente teve um impacto visível nas ligações com Portugal, uma vez que o aeroporto de Bruxelas opera voos diretos para Lisboa, Porto e Faro através de companhias como a TAP, Ryanair, Brussels Airlines, Transavia e TUI fly Belgium. Em concreto, foi noticiado o cancelamento de um voo da TAP que deveria partir de Lisboa para Bruxelas às 07h15. Adicionalmente, um outro voo com origem em Bruxelas e chegada prevista a Lisboa para as 13h45 também foi cancelado, evidenciando as repercussões diretas do ciberataque nas operações aéreas entre os dois países.

Artigos

66
Ver mais▼
categoryVer categoria completa