
Encerramento do Aeroporto de Hong Kong devido ao Supertufão Ragasa



As autoridades de Hong Kong anunciaram que o Aeroporto Internacional de Hong Kong irá suspender todas as suas operações durante 36 horas, constituindo o encerramento mais longo da história recente da infraestrutura.
A suspensão, de caráter preventivo, terá início às 20:00 de terça-feira (13:00 em Lisboa) e terminará às 08:00 de quinta-feira (01:00 em Lisboa), devido à ameaça representada pelo supertufão Ragasa. Esta duração supera o encerramento de 20 horas registado em setembro de 2023 por causa do supertufão Saola. A decisão foi tomada para evitar a repetição de episódios de congestionamento como o ocorrido em outubro de 2023, durante a passagem do tufão Koinu, quando mais de 10.000 passageiros ficaram retidos no aeroporto após cancelamentos inesperados. Segundo o Observatório Meteorológico local, o Ragasa é um ciclone de categoria 4, com ventos sustentados de 230 quilómetros por hora, representando um perigo significativo para os 7,5 milhões de habitantes da cidade e para as suas infraestruturas críticas.
O impacto do encerramento será considerável, prevendo-se que mais de 350.000 passageiros sejam afetados. O aeroporto de Chek Lap Kok regista, em média, 1.100 movimentos de aeronaves e 190.000 passageiros por dia. Em resposta, a Autoridade Aeroportuária de Hong Kong ativou planos de contingência para garantir a segurança em pista, operações de voo e assistência a passageiros. A principal companhia aérea do território, a Cathay Pacific, anunciou que irá isentar de penalizações as alterações de bilhetes para voos entre 23 e 25 de setembro e está a reprogramar voos de longo curso. Adicionalmente, várias aeronaves de aviação executiva serão transferidas para aeroportos seguros no Vietname e nas Filipinas.
Artigos
7






Mundo
Ver mais
Amnistia Internacional denuncia nova condenação da jornalista Zhang Zhan
A jornalista chinesa Zhang Zhan foi novamente condenada a quatro anos de prisão por "provocar distúrbios", denunciou hoje a Amnistia Internacional, que pediu a sua libertação imediata e alertou para riscos à sua saúde e integridade.

Volker Türk pede que abusos na Coreia do Norte sejam denunciados ao TPI
O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, instou segunda-feira os Estados-membros do organismo a levarem as graves violações sobre a população na Coreia do Norte ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Província de Guangdong em alerta face ao supertufão mais poderoso de 2025
As autoridades da província chinesa de Guangdong elevaram hoje para o nível máximo a resposta de emergência face ao supertufão Ragasa, considerado pelo Centro Meteorológico Nacional o mais poderoso do planeta em 2025.

Cidade de Shenzhen suspende comboios, voos e aulas devido a supertufão Ragasa
A cidade chinesa de Shenzhen vai suspender o tráfego ferroviário e aéreo e encerrar as escolas a partir de hoje, perante a chegada iminente do supertufão Ragasa, que ameaça ser o mais potente do ano no sul da China.