Nevão em França causa cancelamento de voos e perturbações no trânsito



A Direção Geral da Aviação Civil de França (DGAC) solicitou às companhias aéreas a redução de 15% dos voos programados para esta noite nos dois principais aeroportos de Paris, Charles de Gaulle e Orly, devido a um intenso nevão que afeta o noroeste do país. A medida aplica-se até às 20h00 (hora local) em Charles de Gaulle e até ao final do dia em Orly, por volta das 23h30.
As autoridades recomendaram aos passageiros que contactem as respetivas companhias para confirmar o estado dos seus voos.
A tempestade, que atravessou o norte de França de oeste para este, causou acumulação de neve desde as primeiras horas da manhã, começando na Bretanha e na Normandia e chegando à região de Paris, Île-de-France, durante a tarde. A situação provocou mais de 850 quilómetros de engarrafamentos na região da capital, levando à imposição de restrições de circulação para camiões e à redução do limite de velocidade para 80 km/h. Em Paris, o operador de transportes públicos RATP suspendeu a circulação de autocarros, embora o metro e os comboios suburbanos continuem a funcionar.
Os serviços meteorológicos, Météo France, mantêm 26 departamentos do noroeste francês sob alerta laranja devido à neve e ao frio, prevendo-se uma acumulação de até 20 centímetros em algumas zonas, como Charente e Charente Maritime. A Météo France alertou ainda que as condições de circulação rodoviária se tornarão "muito delicadas" durante a noite e na terça-feira, devido às geadas intensas que se seguirão ao nevão.
Como medida de precaução, vários departamentos decidiram suspender os transportes escolares para terça-feira.














