menulogo
Notícias Agora
user
Close

Ciberataque a Aeroportos Europeus

Um ciberataque de grande escala atingiu vários aeroportos europeus, provocando o caos e expondo as vulnerabilidades do setor da aviação.
News ImageNews ImageNews Image

A agência de cibersegurança da União Europeia confirmou que os problemas técnicos que afetaram vários aeroportos europeus foram provocados por um ciberataque. O ataque, que ocorreu numa sexta-feira, paralisou sistemas essenciais, forçando alguns aeroportos a realizar os processos de check-in e embarque de passageiros de forma manual, mesmo dias após o incidente inicial.

O aeroporto de Bruxelas foi um dos mais severamente afetados, tendo sido um dos primeiros a admitir a ocorrência.

As consequências foram imediatas e prolongadas, com o aeroporto a registar 50 partidas canceladas e dezenas de voos que não chegaram a aterrar no domingo. A situação levou a administração do aeroporto a solicitar às companhias aéreas que cancelassem metade dos voos previstos para a segunda-feira seguinte, após já terem sido cancelados 45 voos de partida e 30 de chegada no domingo.

Embora vários dos maiores aeroportos da Europa tenham enfrentado dificuldades, os aeroportos de Heathrow, em Londres, e de Brandenburgo, em Berlim, não registaram cancelamentos ou atrasos significativos. O incidente levantou preocupações entre especialistas em cibersegurança, que alertam para o facto de o setor da aviação se ter tornado um alvo cada vez mais atrativo para grupos criminosos, expondo a fragilidade dos seus sistemas informáticos.

Artigos

5
categoryVer categoria completa